Câmara de Santa Cruz acompanha doentes Covid-19 e já entregou 72 cabazes

A Câmara Municipal de Santa Cruz deu a conhecer que já apoiou 72 famílias que se encontram em confinamento ou recuperação da COVID-19. Este apoio, dizem, resultou de 100 contactos já estabelecidos no programa de acompanhamento destas famílias, que a autarquia accionou dada a evolução pandémica no concelho.

A edilidade santacruzense afirma que tem efectuado um acompanhamento próximo e permanente dos agregados familiares que se encontram em isolamento e/ou recuperação no seu contexto familiar. “Ciente das dificuldades e receios que as famílias em isolamento tentam ultrapassar, o Município disponibiliza dentro das suas possibilidades ajuda alimentar – através de cabazes alimentares – e a recolha de medicamentos quando necessário, bem como a respectiva entrega ao domicílio. Lembramos que esta ajuda pode ser solicitada através dos números 910235295/910235426”, refere um comunicado.

As 72 famílias que solicitaram o apoio do Cabaz Alimentar fizeram-no por variados motivos, nomeadamente: famílias isoladas e vulneráveis;  vários membros do mesmo Agregado Familiar em confinamento e/ou isolamento profilático; parcos recursos financeiros; alargado período de isolamento – elementos a positivar em datas distintas; receio da comunidade envolvente em colaborar – perigo de contágio.

 Outras famílias referiram não necessitar de qualquer tipo de apoio, uma vez que detinham uma rede de parceiros – família e amigos –, que possibilitavam um constante acompanhamento e auxílio ao nível da alimentação. De salientar, que nenhum dos agregados familiares solicitou apoio no âmbito da recolha e entrega de medicação ao domicílio, considerando a CMSC tal elemento revelador dos serviços de excelência que as farmácias locais disponibilizam aos seus utentes.

O programa continua em curso, aguardando novas listagens e/ou contactos dos agregados familiares à posteriori da publicação efectuada pelo Município.