CMF aprova concurso para aquisição de nove carros de lixo de 19 toneladas

A CMF aprovou a abertura de um concurso público no âmbito da União Europeia para a aquisição de nove viaturas de 19 toneladas, destinadas à recolha de resíduos sólidos urbanos. Estes serão os dois primeiros lotes de aquisição de novas viaturas para o Departamento Municipal de Ambiente, consumando, desta forma, a muito aguardada renovação da respectiva frota, refere a autarquia. O preço-base para este concurso ascende a 1,6 milhões de euros.

O edil funchalense, Miguel Silva Gouveia, refere que “a idade média das viaturas que o Departamento Municipal de Ambiente tem alocadas à recolha de resíduos já ultrapassa os 15 anos. A renovação desta frota é um processo que foi sucessivamente posto em risco pelo chumbo dos Orçamentos Municipais para 2020 e 2021, mas a credibilidade de que o Município dispõe, neste momento, junto da banca comercial, permitiu que pudéssemos avançar com o projecto.”

“Fizemos um empréstimo específico que ascende a cerca de 6 milhões de euros no total, e que prevê a aquisição de cerca de 40 viaturas a partir deste ano, o que impactará, de forma determinante, a nossa futura capacidade de intervenção a este nível. O papel da edilidade é, como sempre, buscar ativamente soluções que nos permitam prosseguir o desenvolvimento sustentado de que a cidade precisa”, acrescentou.

Os dois lotes que vão a concurso esta semana preveem a aquisição de viaturas pesadas de recolha de resíduos sólidos urbanos, sendo que duas delas estarão equipadas com um sistema de lavagem de contentores. Entre as variadas tipologias que o Município vai adquirir, contam-se, ainda, veículos ligeiros e pesados, com caixa aberta e grua, e ainda ligeiros de passageiros, a que se soma diversa maquinaria industrial e contentores abertos e fechados, entre outros.

“A renovação da nossa frota do Ambiente é mais uma prova inequívoca do compromisso deste Executivo para com as políticas ambientais e, sobretudo, a consequência natural de um plano integrado que temos posto em prática nos últimos anos, apostando, por exemplo, na admissão de novos trabalhadores para os quadros municipais, com a contratação de 48 novos cantoneiros e 24 jardineiros, postos operacionais que não eram reforçados há largos anos”, sublinhou o presidente da cMF.

A edilidade investiu “cerca de 1,5 milhões de euros na aquisição de uma dezena de novas viaturas nos últimos anos, aumentando a capacidade e eficiência das recolhas, e em equipamentos modernos, tais como a aquisição de 18 ilhas ecológicas. Todavia, a renovação da frota em larga escala, que vamos agora principiar, era algo que se impunha.”