“Mais Porto Santo” denuncia atropelos a regras sanitárias na votação na ilha dourada

O Movimento “Mais Porto Santo” denunciou hoje que há duas regras que não estão as ser cumpridas nas cinco mesas de voto do Porto Santo (Campo de Baixo, Vila e Farrobo), na votação para as Presidenciais de 2021. São elas a não medição da temperatura e a ausência de circuitos separadas para entrada e saída de eleitores.

As regras sanitárias impõem a disponibilização de álcool gel antes e depois de votar, o uso obrigatório de máscara, canetas não partilhadas, entrada por um circuito e saída por outro, cabines de voto periodicamente desinfectadas.

“Se é certo que os membros das mesas de voto estão munidos de máscaras, luvas e viseiras, já outras regras não estão a ser integralmente cumpridas. Uma delas é a criação de circuitos separados de entrada e saída de eleitores nas secções de voto”, refere uma nota de imprensa assinada por José António Castro.

Outra é a ausência de medição de temperatura à entrada, uma regra que, não sendo obrigatória, está a ser implementada noutras secções de voto da ilha da Madeira.

Por outro lado, pelo menos nas mesas de voto visitadas pelo “Mais Porto Santo”, duas outras situações foram detectadas: Não há máscaras para disponibilizar a quem não as tem e quem não é portador de caneta pode usar uma que lhe é disponibilizada que, depois de desinfectada, é reutilizada.

Além disso, o Movimento lembra que a recomendação da Direção-Geral de Saúde (DGS) é que os elementos das assembleias de voto substituam a máscara cirúrgica descartável a cada quatro horas, desconhecendo-se se isso está a acontecer.