Veja como vai ficar a nova gare do Porto do Funchal

Com Rui Marote

O Funchal Notícias teve acesso ao projecto da nova gare para serviço aos navios de cruzeiro no porto do Funchal, e mostra-lhe, através de imagens virtuais, qual será a aparência do novo edifício situado a norte, uma vez concluído. A gare que ficará situada no cais 6 tem projecto a cargo do atelier “Massa Cinzenta”. O edifício onde se fará o controlo dos passageiros que embarcam e desembarcam no Cais 6 deverá integrar instalações e espaços para várias entidades que ali exercerão as suas actividades. Nomeadamente, a Autoridade Portuária (APRAM), o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF),  a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia Marítima.

A nova gare, conforme apurámos, ficará localizada junto à vedação de separação entre espaço internacional e o nacional, a poente do edifício do parque de estacionamento e praça.

Será uma construção de um só piso com cerca de 440m2, com uma ligação vertical por elevador e passadiço de nível, que permitirá aos passageiros aceder do interior da gare directamente à praça e ao passeio da avenida Sá Carneiro. A actual rampa de acesso ao Cais, com é sabido, e já foi sobejamente apontado pelo FN, tem uma inclinação muito elevada que impede a sua utilização por passageiros em cadeira de rodas.