Ricardo Lume quer identificar causas da destruição causada pelo temporal a norte

O deputado do PCP, Ricardo Lume, entregou na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira um Projecto de Resolução que defende a realização de um estudo técnico-científico, por uma entidade competente e independente, para a identificação dos factores e nexos causais que ampliaram a força destrutiva das correntes de água das chuvas intensas dos dias 24 e 25 de Dezembro, nas freguesias de Ponta Delgada e de Boaventura, no concelho de São Vicente, e na freguesia do Arco de São Jorge, no Concelho de Santana.

Nos dias 24 e 25 de Dezembro de 2020, Boaventura e Ponta Delgada, do concelho de São Vicente, e a freguesia do Arco de São Jorge, do concelho de Santana, foram particularmente assoladas por uma grave intempérie, da qual resultaram avultados danos e prejuízos materiais, em bens privados e em infraestruturas públicas regionais. Além da forte intensidade das chuvas que foram registadas no norte da ilha da Madeira, com variações irregulares entre concelhos e freguesias vizinhas, dizem os comunistas que poderão ter existido factores de agravamento de riscos, com eventuais implicações no ampliar da vulnerabilidade a que as populações se encontravam expostas, e que poderão ter posto em causa a sua segurança.

Identificar factores de agravamento e nexos causais é importante, entende o  PCP, como forma de evitar semelhantes consequências negativas e destrutivas em futuras intempéries.

Por isso o partido entregou um Projecto de Resolução na Assembleia Legislativa da RAM que delibera recomendar ao Governo Regional a promoção da realização de um estudo técnico-científico, por uma entidade competente e independente, que fique concluído no prazo máximo dos seis meses posteriores à data de aprovação da presente Resolução. Por fim, pretendem os comunistas que o Governo Regional envie ao Parlamento da RAM as conclusões do referido estudo no prazo máximo de trinta dias após a sua conclusão.