PS diz que Governo Regional toma decisões avulsas e tardias na resposta à pandemia

As medidas anunciadas pelo Governo Regional ao início da tarde deste domingo confirmam que o Governo liderado por Miguel Albuquerque não teve a capacidade ao longo das últimas semanas para responder de forma atempada, responsável e acertada à evolução da pandemia de Covid-19 na Região.

Segundo um comunicado de impresa do líder do PS-M, Paulo Cafôfo, perante uma realidade que há vários dias se vinha afigurando como preocupante e merecedora de medidas concretas e objetivas, o Governo Regional preferiu ignorar a realidade, manter um discurso de tom acusatório em busca de responsáveis por casos de infeção e continuar a senda de medidas avulsas, sem planeamento, sempre atrás dos acontecimentos e nunca antecipando cenários e soluções.

Apenas perante os alertas lançados por autarcas, com especial destaque para a posição responsável tomada pelo presidente da Câmara Municipal da Funchal, e a pressão da opinião pública, o Governo Regional decidiu reunir apressadamente para tomar medidas que significam um agravamento significativo das medidas e agravam os impactos económicos e sociais.

O PS Madeira considera fundamental que o Governo Regional tenha o cuidado, a responsabilidade e a sensibilidade de informar detalhadamente toda a comunidade escolar e as famílias sobre os procedimentos a tomar nos próximos dias, de modo a que se possa retomar as aulas em segurança. Apenas dessa forma se poderá minimizar os impactos das novas medidas junto das famílias.

O PS Madeira considera também essencial que questione e avalie a eficácia e racional da dupla testagem. O tempo veio confirmar que esta é uma medida discriminatória, lançada pelo Governo Regional sem atempar a capacidade de resposta necessária para ter aplicabilidade prática e que mais não é do que o argumento para esconder o falhanço da estratégia e apontar responsabilidades aos estudantes e aos emigrantes na sua chegada à Região.

A narrativa da gestão exemplar da pandemia, muito amplificada pelo Governo Regional, há muito que caiu por terra. O período do Natal foi apenas o mais recente exemplo das contradições do executivo, que contrariou todas as medidas por si tomadas para se reunir a uma mesa de restaurante. A população já percebeu que infelizmente está perante um Governo que empurra as responsabilidades para os madeirenses sem fazer o que lhe compete: pensar e implementar uma estratégia séria e adequada que permita controlar a pandemia, capacitar o SRS para uma resposta eficaz e ter a capacidade de tomar as medidas preventivas necessárias.

O ano de 2021 acabou de se iniciar e todos temos legítimas esperanças de que seja bem melhor do que 2020. Não é admissível insistir nas velhas e gastas soluções de sempre, que já deram mostras de não funcionar na resposta à pandemia. Exige-se responsabilidade, rigor, competência, capacidade de tomar decisões difíceis, mas necessárias e, acima de tudo, saber comunicar as medidas aos madeirenses e porto-santenses de forma clara e objetiva. O Governo Regional não pode não assumir o falhanço das suas decisões e continuar a apontar responsabilidades para a população.

O PS Madeira apela ao cumprimento das novas normas hoje anunciadas e que se prossiga com o esforço coletivo de proteger a saúde de todos. É com confiança na população e congregando esforços que seremos capazes de vencer esta crise sanitária, económica e social. O PS Madeira está e sempre estará ao lado dos madeirenses para ultrapassar este desafio, com confiança e com responsabilidade.