PSD-M afirma que Orçamento da RAM incentiva emprego jovem

Os deputados do PSD-M, numa iniciativa conjunta com a JSD, destacaram hoje a preocupação do Governo Regional com a promoção do emprego jovem.

Uma preocupação que consideram traduzida no Orçamento da Região para este ano, que reforça, segundo o deputado Bruno Melim, o número de estágios em instituições públicas e privadas da Região, além de aumentar “a capacidade de resposta destes mesmos programas para inserir a juventude no mercado de trabalho”.

Numa acção realizada, hoje, junto ao Instituto de Emprego da Madeira, o deputado e líder da JSD referiu ser importante dizer que esta aposta do Governo Regional se tem materializado, nos últimos anos, através da aproximação dos nossos jovens ao mercado de trabalho, ultrapassando o problema do primeiro emprego.

No âmbito da pandemia, acrescentou Bruno Melim, não só foram reforçadas as oportunidades de emprego, através do aumento do número de estágios, como também foram aumentadas as comparticipações às entidades privadas e a todos os jovens que se candidatem aos programas no primeiro semestre de 2021, assegurou.

O deputado sublinhou que estas medidas são sustentadas numa lógica de que “apoiar os privados e dotá-los de condições para fazerem face a esta excecional situação de pandemia traduz-se também em apostar e em introduzir na economia um valor acrescentado e qualificado e, acima de tudo, uma resposta capaz para que, mesmo em tempos de dificuldades, fazermos com que os nossos jovens avancem e tenham uma resposta clara”.

Além disso, Bruno Melim realça que o Orçamento de 2021 prevê ainda um programa específico de apoio às novas ideias e projetos de jovens desempregados, porque há essa confiança de que podem ser “motores da economia” e da “iniciativa privada”.

Outra medida complementar é o direito às prestações sociais de desemprego para os jovens que não fiquem empregados após a conclusão dos programas de estágio.