Rúben Abreu visitou obras de reabilitação da ETAR do Funchal

O vereador com a tutela do pelouro das Águas e Saneamento Básico na Câmara Municipal do Funchal, Rúben Abreu, visitou os trabalhos de reabilitação actualmente em curso na Estação de Tratamento de Águas Residuais – ETAR do Funchal. A empreitada inclui a remodelação completa da ETAR e a verificação e reparação do emissário submarino, num investimento que ascende a 3,1 milhões de euros, refere uma nota.

Segundo Rúben Abreu, “esta é a primeira fase de requalificação da atual ETAR, situada no Almirante Reis, um investimento histórico que inclui a remodelação integral dos equipamentos que compõem a ETAR, nomeadamente comportas, gradeamento de grossos e finos, classificadores de areias, válvulas, bombas, ventiladores e tubagens, entre outros. Neste processo, iremos proceder também à remodelação completa dos automatismos da estação, quadros eléctricos, posto de transformação e grupo de emergência.”

“Neste momento, os trabalhos de substituição dos equipamentos próprios do sistema de funcionamento da ETAR já estão concluídos. Estamos agora na fase de colocação em funcionamento dos novos automatismos e montagem do novo sistema de ventilação e renovação de ar, como também da construção de uma antecâmara de separação física entre o compartimento onde se encontram os quadros eléctricos e as máquinas do espaço principal”, acrescentou.

A intervenção de beneficiação no emissário submarino, que recebe todas as águas residuais do concelho, após serem tratadas na ETAR do Funchal, vai, segundo o vereador, “garantir uma melhor capacidade de resposta às solicitações das redes municipais de saneamento básico, em mais um investimento importante da Câmara Municipal do Funchal, no sentido de salvaguardar a sustentabilidade ambiental do nosso concelho.”