Amanhã há concerto barroco de órgão na Igreja do Colégio

A Associação Orquestra Clássica da Madeira realiza o terceiro concerto do ciclo Dezembro Barroco, na Igreja de S. João Evangelista (Igreja do Colégio), no próximo dia 19 de dezembro às 18:00 H com o organista Paulo Silva.

Este Recital de Órgão apresenta um repertório que deseja vivenciar uma atmosfera fortemente representativa da música para órgão de inspiração religiosa ou devocional, em que Paulo Silva enaltecerá, de forma sublime, obras de grandes compositores, tais como, Bach. Bruna, Stanley, Böhm, Buxtehude e Daquin.

PAULO SILVA nasceu no Porto. Licenciado em Música Sacra pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, aí estudou Órgão, Cravo e Improvisação com G. Di Rosa, M. Bernreuther, J. Blasby e F. Lerndhorfher, Piano com Rui Pintão, Direcção de Coros com J. Matta, E. Amorim e J. Straube e Direcção de Orquestra com Cesário Costa. Fez ainda Cursos de Pós-graduação em Ensino de Órgão e Piano na ESE de Setúbal e na Universidade Aberta. Contatou e aprofundou estudos com Ton Koopman, O. Latry, G. Kauntzinger. Da sua atividade, como concertista a solo, destacam-se diversos Recitais e Concertos de Órgão e Piano, em Portugal e Espanha. Tocou sob a batuta de vários maestros, entre eles Cesário Costa, Rui Massena, Filipe Veríssimo, Ferreira dos Santos, etc. Foi organista na Igreja da Lapa e na Sé do Porto desde 1996 até 2007. Inaugurou vários Órgãos, novos e restaurados. Tem acompanhado diversos Cantores, Orquestras, Coros e agrupamentos de Câmara, dos quais se destacam a Orquestra Clássica da Madeira, a Orquestra “Sine Nomine”, “Porto Galante Ensemble”, Orquestra da E. P. de Espinho, Coro e Orquestra da Escola de Música de Viana. Lecionou Órgão na Academia Musical de Avintes e exerceu funções de Diretor Musical e professor no Centro Social Paroquial do S.mo. Sacramento, Porto. Trabalhou como professor de Coro e de Direção Coral na Escola Diocesana (EDML) do Porto, e como Pianista acompanhador na Escola de Música de Perosinho. Integrou o Secretariado Diocesano de Liturgia do Funchal, lecionando Órgão, Direção e História da Música na Escola de Ministérios. Neste momento, é o Organista Titular do Grande Órgão da igreja do Colégio, leciona Órgão e Piano no Conservatório de Música da Madeira – Escola das Artes. Colabora semanalmente com o Coro e a Paróquia de N.a S.ra. da Nazaré, Funchal. Tem apresentado Workshops sobre Órgão, Direção e Música Litúrgica, bem como formações e Concertos comentados de Órgão. Paulo Silva mantém uma atividade regular de concertista.

A entrada para o concerto é livre. Contudo, será necessária uma inscrição pois há um número limite de lugares respeitando, desta forma, as medidas orientadas pela DGS e IASaúde. Essa inscrição poderá ser feita para o email: geral.aocm@gmail.com.