Ó meu Menino Jesus!

Nesta quadra natalícia, a Casa da Cultura de Câmara de Lobos, acolhe uma nova exposição, denominada “Ó Meu Menino Jesus”, baseada numa bela coleção particular de Dulce Santos, que ficará patente, até 15 de janeiro de 2021.

Com o feliz título desta exposição “Ó Meu Menino Jesus”, mais do que a interjeição “oh”, de espanto, surpresa ou admiração, recaímos – e bem -, na consciente opção por “ó”, porque acreditamos que nos transporta para um sentido chamamento, um interpelar direto ao menino Jesus, para que nos proteja nestes terríveis tempos de pandemia. Há que acreditar!

Naquele espaço expositivo, estão algumas das mais emblemáticas peças de uma coleção de meninos Jesus, que segundo a colecionadora, desde há muitos anos, que tem uma predileção especial por este tipo de arte sacra. Porque a importância da imagem do menino Jesus, sempre foi uma presença muito forte na sua vida. Oxalá que o menino Jesus também fosse uma presença firme na vida de tantas pessoas de ideias curtas, que andam por aí, tão desorientadas – e pior do que andar desorientado é desorientar os demais.

O conjunto das imagens expostas, foram recolhidas e salvaguardadas no decorrer de anos. Este gosto pessoal da colecionadora, pela figura do menino Jesus, contagiou-a ao longo dos tempos, levando-a a adquirir mais exemplares, o que tem contribuído fortemente para a ampliação e o enriquecimento da sua coleção particular.

Estamos perante uma interessantíssima mostra de arte sacra, abrangendo um total de 100 imagens do menino Jesus, de diferentes tamanhos, peças do universo do artesanato tradicional ao contemporâneo, de várias proveniências.  As figuras são construídas em diversos materiais, como em barro, argila, cerâmica e terracota. Todas a imagens estão trajadas a rigor, algumas mesmo encontram-se pormenorizadas com bordado madeira e suportadas, cada uma, na sua peanha original. – Também, há uns seres por aí que, como forma de se elevarem, gostam de se colocar rapidamente num pedestal, mas também há outros a caírem do pedestal – devido ao mau feitio e às ruins atuações.

No dia da inauguração foi feita uma sentidíssima bênção aos meninos Jesus, pelo Reverendo Padre, Paulo Sérgio da Paróquia de Santa Cecília. Algumas imagens encontram-se debaixo de um arco tradicional e outras, protegidas por uma redoma, pois necessitam de um tratamento de extrema delicadeza. Infelizmente, cada vez mais, vemos pessoas a viverem em autênticas redomas, desinteressados, separados de tudo o que está à sua volta.

Esta exposição “Ó Meu Menino Jesus”, poderá ser visitada de segunda feira a sexta feira, das 09h00 às 17h00. No entanto, só poderá ter, no máximo, 7 pessoas de cada vez a usufruir da exposição, pois devido à evolução da situação atual da COVID-19, o município Câmara-lobense, adotou novas orientações, nos espaços culturais, para salvaguarda da saúde de todos.

Ó meu menino Jesus, tende piedade de nós, pois muitos, nesta época, só pensam no Natal, como sinónimo de presentes, de compras, de comida e bebida à fartança. Onde é que está a essência do Natal? A globalização e o capitalismo devoram tudo.

Só te peço, encarecidamente, ó meu menino, que neste Natal, no sapatinho de cada um, deixes pelo menos “… a absoluta necessidade de modificar profundamente os nossos hábitos de pensar, agir e sentir os nossos modelos de produção e de consumo, os nossos regimes de sociabilidade e de poder político, se não quisermos desaparecer da face da terra.” (José Gil)

Com esta iniciativa, na Casa da Cultura de Câmara de Lobos, pretendemos assinalar a época natalícia com a presença do menino Jesus, como protagonista da festa madeirense.

Deixamos votos que este natal seja uma época de acreditar e cultivar a esperança e a interajuda, para que tenhamos um mundo de paz e fraternidade.

Um feliz Natal e um Ano Novo de prosperidade para todos!