Protecção Civil de Machico avisa que vai apertar as medidas preventivas contra a Covid-19

A estrutura municipal de Protecção Civil de Machico anunciou hoje que vai apertar as medidas preventivas no concelho, com fiscalização, já que a sensibilização não chegou. “Face aos recentes desenvolvimentos verificados no território municipal, relativamente ao aumento de casos COVID-19, foi decidido em articulação com a Autoridades de saúde, Autoridades de segurança e socorro, no âmbito das diversas competências reforçar as seguintes medidas a serem implementadas no imediato a todo o território Municipal”, anuncia a Protecção Civil da localidade.
E que medidas são essas? O reforço da fiscalização por parte das entidades de segurança (PSP, GNR, ARAE) nas freguesias de Machico, Água de Pena, Caniçal, Porto da Cruz e Santo da Serra, nos estabelecimentos comerciais locais, com especial incidência no garante da capacidade máxima de pessoas autorizadas nos mesmos, assim como a utilização dos equipamentos de protecção individual de cada cidadão, bem como a fiscalização no espaço público com especial atenção aos aglomerados de pessoas e à não utilização de equipamentos de protecção individual.
Por outro lado, o complexo do Parque Desportivo de Água de Pena, será fechado, após o encerramento do estabelecimento às 0.00h. As forças de segurança com responsabilidade na fiscalização (PSP, GNR, ARAE) irão actuar no estrito cumprimento da lei, avisa-se, “aplicando as coimas previstas na regulamentação em vigor, sejam empresas ou cidadão em geral”.
“Estas medidas visam atingir os resultados que se pretende no combate à Pandemia, mas que infelizmente e apenas só pela sensibilização não foi possível obter, tendo-se verificando resistência no cumprimento das normas COVID-19”, acrescenta um comunicado publicado na págia da Protecção Civil de Machico no Facebook.