Uma dúzia de casos positivos de Covid-19; mais 80 casos suspeitos

De acordo com o hoje divulgado pela Direcção Regional de Saúde, hoje surgiu mais uma dúzia de casos positivos de Covid-19. A Região passa assim a contabilizar 779 casos confirmados de COVID-19 no território regional. Todos os novos casos são de transmissão local e, afirma a DRS, associados a contextos e contactos de casos positivos anteriormente identificados.

Três destes novos casos dizem respeito a crianças (com idades entre os 8 e os 12 anos) que frequentam estabelecimentos de ensino nos concelhos de Santa Cruz e Funchal. O plano de contingência dos respectivos estabelecimentos está activo, garantem as autoridades de saúde. Um caso diz respeito a um adulto com actividade profissional numa escola no concelho de Machico. O plano de contingência do respectivo estabelecimento
está activo. E outro caso refere-se a um profissional de saúde do SESARAM, com actividade profissional também numa instituição da área social, no concelho de Machico. Os planos de contingência das respectivas unidades foram activados, e a investigação epidemiológica está em curso.

Por outro lado, hoje há mais um caso recuperado a reportar. A região passa a contabilizar 570 casos recuperados
de COVID-19. Mantém-se o número de duas mortes associadas à COVID-19 na RAM. Neste momento, são 207 os casos activos, dos quais 47 são casos importados identificados no contexto das actividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira, e 160 são casos de transmissão local. Relativamente à residência dos casos activos, 30 são não-residentes e 177 são residentes na RAM.

Quanto ao isolamento dos casos activos, 33 pessoas cumprem isolamento numa unidaden hoteleira dedicada, 172 em alojamento próprio e 2 pessoas permanecem internadas – 1 na Unidade Polivalente dedicada à COVID-19, e 1 doente na Unidade de Cuidados Intensivos dedicada à COVID-19.

Presentemente, 1296 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo. No que concerne à vigilância de viajantes, 6818 pessoas estão também a ser acompanhadas pelas
autoridades, com recurso à aplicação para telemóvel MadeiraSafe. Entretanto, surgiram 80 novos casos suspeitos, em estudo pelas autoridades de saúde, 10 provenientes da operação de rastreio do aeroporto da Madeira e 70 relacionadas com contactos com casos positivos, situações reportadas à linha SRS24 ou pelo SESARAM. Decorrem investigações epidemiológicas.

Quanto aos contactos para a linha SRS24 (800 24 24 20) totalizam agora 18189 chamadas, mais 72 chamadas verificadas nas últimas 24 horas. Por outro lado, no âmbito da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, registe-se um total cumulativo de 110425 colheitas para teste à COVID-19 realizadas até às 18h30 de hoje.
Na sua totalidade, as amostras processadas no laboratório de Patologia Clínica do SESARAM para
teste de PCR ascendem a 176792.

Até ao dia 29 de Novembro, foram contabilizadas na RAM 2239 notificações de casos suspeitos
de COVID-19, dos quais 1460 não se confirmaram.