26 novos casos de Covid-19; quase uma centena de novos casos suspeitos

Os números da Covid-19 entre nós não são nada agradáveis hoje. Seguindo a tendência crescente, temos esta sexta-feira 26 novos casos positivos, dos quais apenas um é importado, oriundo da França. A transmissão entre os madeirenses é sempre a subir. A RAM contabiliza agora 752 casos confirmados de COVID-19 no território regional. Os 25 casos de transmissão local são, na sua maioria, associados a contactos de casos positivos anteriormente identificados, garante a Direcção Regional de Saúde. Quanto aos contactos de dois destes casos, encontram-se ainda em investigação.
Relativamente aos casos confirmados hoje, seis casos de transmissão local dizem respeito a igual número de crianças e jovens que frequentam estabelecimentos de ensino no concelho do Funchal, Câmara de Lobos e Calheta. O plano de contingência dos respectivos estabelecimentos foi activado.
Pela positiva, há hoje mais 9 casos recuperados. O arquipélago passa a contabilizar 561 casos recuperados de COVID-19. Mantém-se o número de duas mortes associadas a esta doença.
Presentemente, são 189 os casos activos, dos quais apenas 45 são casos importados identificados à chegada no Aeroporto da Madeira, e 144 são casos de transmissão local. 29 dos casos activos são não-residentes, e 160 são residentes na RAM.
32 pessoas estão presentemente em isolamento numa unidade hoteleira dedicada, 155 em alojamento próprio e 2 pessoas encontram-se internadas , 1 na Unidade Polivalente dedicada à COVID-19, continuando 1 doente na Unidade de Cuidados Intensivos dedicada à doença.
Relativamente à vigilância activa de contactos de casos positivos, 1392 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo. No que concerne à vigilância de viajantes, 6563 pessoas estão também a ser acompanhadas pelas autoridades, com recurso à aplicação MadeiraSafe.
No total, há presentemente 98 novos casos suspeitos a serem alvo de estudo pelas autoridades de saúde, 5
proveniente da operação de rastreio do aeroporto da Madeira e 93 relacionadas com contactos com casos positivos, situações reportadas à linha SRS24 ou pelo SESARAM. Investigações epidemiológicas prosseguem.
Quanto aos contactos para a linha SRS24 (800 24 24 20) totalizam agora 18020 chamadas, mais 133 chamadas nas últimas 24 horas.
Quanto aos testes para despiste de COVID-19 realizados na RAM, no contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, há a reportar um total cumulativo de 109669 colheitas para teste à COVID-19, realizadas até às 18h30 de hoje. No total, as amostras processadas no laboratório de Patologia Clínica do SESARAM para teste de PCR ascendem a 174841.Até ao dia de hoje, 27 de Novembro, foram contabilizadas na RAM 2212 notificações de casos suspeitos
de COVID-19, dos quais 1460 não se confirmaram.