CMF submete nova proposta de dissolução da empresa Frente Mar Funchal

Hoje, na reunião da CMF, a última do corrente mês, foi aprovada a submissão à Assembleia Municipal da segunda proposta de dissolução da empresa municipal Frente Mar Funchal. Trata-se, disse o edil Miguel Gouveia, de uma proposta que contempla a integração dos trabalhadores a partir do dia 1 de Janeiro de 2021, e que, assegurou, consagra algumas das preocupações dos partidos com assento na Assembleia Municipal.

“Esperamos que estejam reunidas as condições para que estes trabalhadores possam sair da incerteza em que ficaram mergulhados, depois da primeira proposta de dissolução ter sido chumbada”, referiu o presidente. Este assunto será agora debatido numa Assembleia Municipal extraordinária, que será convocada. No mesmo encontro deverá ser ainda discutido um contrato estabelecido com a Associação de Municípios da RAM (AMRAM) para a cartografia digital com elevado nível de detalhe, do Funchal, como de todos os outros concelhos.

Na reunião de Câmara que hoje se realizou foi aprovado o recrutamento de mais seis técnicos superiores para a CMF, depois de concurso: são três arquitectos e três engenheiros civis. Os mesmos, disse Miguel Silva Gouveia, deverão reforçar as áreas do urbanismo, da protecção civil e do Departamento de Infraestruturas e Equipamentos.

Por outro lado, a CMF submete agora a consulta pública dois regulamentos, um deles a revisão do Prémio Literário Municipal Edmundo de Bettencourt, que tem estado praticamente inactivo nos últimos anos. A CMF pretende retomar esta actividade. Por outro lado, a Câmara quer estabelecer um regulamento para atribuição de bolsas de criação artística, que permitirá ao Funchal “acolher alguns artistas na nossa cidade”, para poder promover de forma criativa os seus trabalhos. Tudo para “dar à arte um novo impulso”, tendo na mira a candidatura do Funchal a Capital Europeia da Cultura.