Madeira já prepara articulação com a “força-tarefa” responsável pelas vacinas contra a Covid-19

O secretário regional de Saúde e Protecção Civil, Pedro Ramos, reuniu-se hoje por videoconferência com os integrantes da “task force” do Ministério da Saúde, coordenada pelo ex-secretário de Estado da Saúde Francisco Ramos, para programar a articulação com a Região Autónoma da Madeira, em termos de vacinação contra a COVID-19.

As vacinas contra a COVID-19 serão entregues no território nacional e depois serão enviadas às Regiões Autónomas. Uma operação que será realizada em articulação com a Força Aérea, responsável pelo transporte para a Madeira.

Pedro Ramos destacou a importância desta articulação com a “task force”, na medida em que sejam contempladas as necessidades identificadas pela RAM.

Esta “task force” integra representantes da Direcção-Geral da Saúde (DGS), da Autoridade Nacional do Medicamento (INFARMED), além das Forças Armadas e da Protecção Civil, e tratará das complexas questões logísticas que uma operação como a vacinação em massa de parte significativa da população vai implicar.

Este grupo em articulação com os elementos que serão indicados pela RAM estão a preparar o plano de vacinação contra a COVID-19. Este plano irá definir quem se vai vacinar, onde se vai vacinar, onde serão armazenadas as vacinas, como será feita a farmacovigilância para monitorizar eventuais efeitos adversos, e sobre a estratégia de comunicação a implementar, revela a Secretaria Regional da Saúde e da Protecção Civil.