Covid-19 já chegou à Universidade da Madeira: professor e aluno infectados

Uma nota da Universidade da Madeira (UMa) dá conta de que os responsáveis por este estabelecimento de ensino superior tiveram conhecimento de que um seu docente, de Engenharia Civil, testou positivo à COVID-19, num teste realizado no dia 20 de Novembro, no norte do País. Por outro lado, um aluno do 1.º ano da licenciatura em Educação Básica também testou positivo à doença resultante de infecção pelo novo coronavírusm, num teste realizado, na Madeira, a 20 de Novembro.

Assim, segundo informa o respectivo reitor, José Carmo, a UMa procedeu de acordo com o seu plano de contingência, tendo sido contactadas a Comissão de Prevenção e Controlo do Coronavírus da UMa e a Autoridade Regional de Saúde.

“De acordo com os procedimentos indicados pelo Delegado Regional de Saúde, procedeu-se às desinfecções das instalações relevantes, os alunos envolvidos foram informados de que não se deviam deslocar à Universidade até novas instruções, ficando igualmente confinado o docente que testou positivo”, revela José Carmo.

Amanhã, os Presidentes das respetivas Faculdades, juntamente com os Diretores de Curso em causa, reorganizarão as atividades lectivas relevantes, de modo a que os alunos envolvidos possam, durante o período de confinamento, usufruir das aulas à distância, prossegue o reitor.

De resto, todas as actividades da Universidade prosseguem normalmente, reiterando-se a “necessidade de todos cumprirem as normas e as recomendações em vigor”.

“A Universidade da Madeira irá continuar a acompanhar o evoluir da situação, bem como as eventuais novas determinações que venham a ser adoptadas pelas autoridades nacionais e regionais, comunicando à Academia qualquer informação relevante”, promete o responsável máximo da UMa.