Projectos da Madeira entre os 28 distinguidos na 11ª edição do Prémio BPI “la Caixa” Capacitar

28 projectos de instituições privadas sem fins lucrativos foram hoje distinguidos no âmbito da 11ª edição do Prémio BPI ”la Caixa” Capacitar. Os projectos receberam em média cerca de 26.785 euros, num total de 750 mil euros. Entre eles, há projectos da Madeira. Nomeadamente, do Instituto das Irmãs Hospitaleiras – Casa de Saúde Câmara Pestana e Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família.

Os projectos financiados pelo Prémio Capacitar vão apoiar cerca de 1.400 pessoas em situação de vulnerabilidade acrescida devido à suspensão das actividades terapêuticas, pedagógicas e de apoio social durante a pandemia de Covid-19. Esta situação provocou a perda de autonomia e agravou os problemas de inclusão de pessoas com deficiência, exigindo aos seus cuidadores que, na ausência de qualquer tipo de apoio, assumissem em exclusivo a prestação dos cuidados do dia-a-dia, criando situações de absoluta exaustão dos mesmos.

Entre as 28 iniciativas distinguidas estão projetos dos seguintes distritos: Braga, Castelo Branco, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Viseu e da Região Autónoma da Madeira.