Rui Barreto amanhã no CEHA para apresentação de “Incentivos e Auxílios à Economia”

O Conselho Consultivo de Economia (CCE), um órgão independente criado pelo secretário regional de Economia, Rui Barreto, com direcção executiva a cargo da ex-presidente da ACIF e empresária, Cristina Pedra, apresenta amanhã, 17 de Novembro, o capítulo sobre “Incentivos e Auxílios à Economia” no âmbito do Plano de Recuperação Estratégico da Economia da Região Autónoma da Madeira.

O referido evento terá lugar no auditório do Centro de Estudos de História do Atlântico, às 15h30. Devido à redução da lotação do espaço a dois terços da capacidade (24 lugares), a apresentação será transmitida em directo, via plataforma Zoom.

Para a ocasião foram convidadas todas as associações empresariais regionais, ordens profissionais, organismos e departamentos governamentais de todos os sectores da Economia, bem como empresários do Turismo, Hotelaria e Restauração, Indústria e Setor Primário, outros setores Económicos e, ainda, instituições e entidades ligadas à Economia Social, refere uma informação à imprensa.

A Secretaria da Economia está a elaborar o Plano de Recuperação Estratégico da Economia da RAM que, seguindo as linhas mestras definidas pelo Plano de Desenvolvimento Madeira 2030, pretende ser um instrumento que contribua para a revitalização do nosso tecido empresarial.

A construção do documento está a ser feita de forma faseada, sendo que, numa primeira fase, o Conselho Consultivo de Economia recolheu contributos de instituições nucleares da vida económica, política e social da Região, entre os quais associações empresariais e empresários, sindicatos, partidos políticos e especialistas. Nesse sentido, foi lançado o desafio a todos os intervenientes para que dessem o seu contributo para o Plano, elaborando um documento com ideias que considerassem relevantes.

O CCE é um órgão independente e integra como membros permanentes, a ACIF, a AJEM, a ASSICOM, a Associação de Agricultores da Madeira, a Cooperativa de Pesca do Arquipélago da Madeira, o Instituto de Qualificação Profissional, a Universidade da Madeira, o ISAL e o IDE. Cristina Pedra é conselheira executiva e tem a missão de juntar as principais associações empresariais regionais, possibilitando a efectiva participação dos agentes económicos no plano consultivo, na definição, acompanhamento e avaliação da estratégia e do desenvolvimento da política económica da Região.