José Manuel Rodrigues enalteceu feitos desportivos de Olívia Sousa

O presidente da Assembleia Legislativa da Madeira recebeu ontem a atleta Olívia Sousa, Campeã Europeia de Masters de Montanha e Trail Running 2020. Ofereceu-lhe uma réplica, em cristal, da “Trilogia dos Poderes”, a estátua que simboliza os três poderes, da autoria do escultor madeirense Amândio de Sousa, que se encontra junto ao parlamento madeirense.

José Manuel Rodrigues enalteceu o bom exemplo da atleta da Associação Desportiva e Cultural do Jardim da Serra. “Ser campeã da Europa de Master de Montanha é com certeza uma honra para si, mas também uma honra para nós madeirenses, porque constituiu o nosso orgulho”, salientou.

Por tal feito José Manuel Rodrigues felicitou e desejou os maiores sucessos futuros “em nome do povo da Madeira e do Porto Santo”.

Olívia Santos agradeceu o reconhecimento do Parlamento Regional, que prometeu “guardar para o resto da vida”. A atleta promete empenho para alcançar mais vitórias e revelou que os resultados são produto “do muito amor ao desporto e à ilha”, salientando que o espírito de “valentia e de luta” faz parte do ADN dos madeirenses.

Olívia Sousa, é filha de pais madeirenses, nasceu na Austrália, donde regressou com três anos de idade.

Professora do ensino básico, foi há sete anos que ganhou o gosto pela natureza e pela corrida, refere um comunicado da ALRAM.

A atleta madeirense arrecadou, no passado fim de semana, o título de Campeã da Europa ao completar os 31 quilómetros da prova do Porto Moniz em 03 horas, 58 minutos e 23 segundos.

Olívia Sousa tem 41 anos e em 2016 foi chamada, pela primeira vez, à Selecção Nacional de Trail, três anos depois de se ter iniciado na modalidade. A partir daí tem somado um conjunto de títulos. Do palmarés destacam-se Vice-Campeã Nacional de Sky Race (2015), Vice-Campeã Nacional de KM Vertical (2018), Vice-Campeã Nacional de Trail Ultra (2019), Campeã Regional de Trail Ultra (2019) , Campeã Regional de Trail (2019), Vencedora do Circuito Regional de Trail Ultra (2019/2020) e Campeã Europeia de Masters de Montanha e Trail Running (2020).

O presidente da Associação de Atletismo da Madeira, Policarpo Gouveia, e a direcção acompanharam Olívia Sousa na breve cerimónia de reconhecimento e louvor público.

Ao presidente de Associação, ontem reeleito para mais um mandato, José Manuel Rodrigues desejou “a continuação do excelente trabalho que tem sido realizado nos últimos anos”.

O presidente do parlamento madeirense afirmou que “está por fazer o estudo para saber os efeitos benéficos dos apoios financeiros dados às diversas modalidades”, ao nível da promoção da saúde e ao nível da poupança na área da Saúde, “pelo facto das pessoas que praticam desporto não terem determinadas doenças”. “Muitas vezes contesta-se os apoios que são dados ao desporto, quer profissional quer amador, mas esquecem-se os benefícios que esses apoios têm”, afirmou.

Policarpo Gouveia, por seu turno, recordou que já está concluído o estudo do Observatório do Turismo da Universidade da Madeira em relação à Maratona realizada em Janeiro deste ano na Região. Os dados revelam que cerca de 90% dos mais de 700 inscritos do exterior vieram acompanhados. “Passaram uma média de 5, 6 noites e gastaram em média, por pessoa, cerca de mil euros”, o que totaliza mais de 900 mil euros deixados numa semana na economia regional. O presidente da Associação de Atletismo da Madeira conclui, assim, “que os eventos que realizamos cá na Região são um investimento muito abaixo do rendimento que cá fica”.

Policarpo Gouveia agradeceu a José Manuel Rodrigues o reconhecimento público da atleta Olívia Sousa. “É raro sermos reconhecidos”, frisou.