Deputados do PSD-M dizem que acção da ARM está comprometida pela dívida da CMF

Os deputados do PSD consideram que há um estrangulamento financeiro da Águas e Resíduos da Madeira, devido à dívida da Câmara Municipal do Funchal, que põe em causa os investimentos da empresa pública. Na audição realizada na última quarta-feira ao presidente da ARM, tal ficou demonstrado, referiu o deputado Nuno Maciel, numa conferência de imprensa junto à CMF.

O deputado referiu que, nesta audição, requerida pelo grupo parlamentar social-democrata, comprovou-se o “bullying financeiro” por parte da CMF, principal cliente da ARM, que acumula uma dívida de mais de 28 milhões de euros.

Nuno Maciel salientou que a sustentabilidade financeira e a estratégia desenhada para o período da concessão deste serviço público regional estão em causa e quando se põe em causa estas questões, pomos em causa todos os investimentos previstos para o futuro dos 11 municípios da Região, quer sejam ao nível da captação de água em alta, da canalização e optimização da água de rega ou da gestão dos resíduos sólidos.

Para este parlamentar, esta é uma situação que deve ser denunciada, “pois estamos perante um município que é intransigente na cobrança aos funchalenses, se necessário impõe coimas e juros, mas não paga à ARM, lucrando indevidamente mais de 18M€, com esta manobra financeira”.

“Este já não é um problema do Funchal, é uma problema da Madeira”, criticou Nuno Maciel, referindo ser inadmissível que a atitude de um Município mau pagador afecte o desenvolvimento dos restantes concelhos.