Sindicato dos Jornalistas lamenta críticas da Ordem dos Médicos Dentistas

http://www.jornalistas.eu/imgs/logo.png

A Direcção Regional da Madeira do Sindicato dos Jornalistas lamenta que a Ordem dos Médicos Dentistas venha criticar publicamente os jornalistas por divulgarem a informação tornada pública pelo Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais, IP-RAM no boletim diário de ontem, dia 10/11/2020.

A DRMSJ recorda que o IASAÚDE é a entidade responsável pela divulgação oficial dos dados referentes à evolução da pandemia na Madeira e que se limitou a noticiar a informação veiculada. A haver diferenciação, como entende a Ordem, foi da parte da autoridade de saúde, não dos jornalistas em serviço, refere um comunicado.

Importa sublinhar que a identidade dos profissionais não foi tornada pública, ou feita qualquer referência aos seus locais de trabalho, diz o SJ.

Só a título de exemplo, no mesmo boletim (10/11/2020) é referido o caso de um estudante numa escola do concelho de Santa Cruz.

“Os jornalistas apenas cumpriram o seu dever de informação e não foram incorretos nem com a classe nem tão pouco com os profissionais de saúde em causa”, assegura o Sindicato, que acrescenta: “Neste contexto de pandemia, mais importante do que atribuir culpas, importa informar com rigor e incentivar o combate à propagação do SARS-CoV-2 em todas as áreas da nossa sociedade”.