Albuquerque visita IVBAM e apela aos madeirenses para consumirem os produtos de excelência que produzem

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visitou hoje o Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da RAM, salientando o seu respeito pelos empresários e artesãos que “produzem os produtos de excelência da Madeira”. A visita do governante consubstanciava também um apelo, o de “consumirmos e comprarmos o que é nosso”.

Neste momento, opinou, isso já foi conseguido numa área fundamental da economia da Madeira, a agricultura. “Neste momento, o madeirense consome os produtos da Madeira”, afirmou. “Há um reconhecimento quase unânime de que são de melhor qualidade e sabor”.

Esta foi uma oportunidade para Albuquerque voltar a carregar numa tecla, na qual vem insistindo: “Este é o momento ideal para apostarmos numa maior autonomia ou autosuficiência alimentar”, opinou.

Nas próximas décadas, disse acreditar, numa a Europa irá voltar a cometer o mesmo erro de ficar dependente de terceiros quer em termos tecnológicos, quer em termos industriais. A pandemia da Covid-19 mostrou, de facto, que isso pode ter custos severos.

Voltando aos produtos de excelência da RAM, voltou a apelar para que a população local se habitue a consumir vinho Madeira, os runs cá produzidos, e que são actualmente considerados dos melhores do mundo, afirmou, e o nosso vinho de mesa, “que tem tido uma evolução fantástica em termos de qualidade”.

“Aquela ideia provinciana de que o que vem de fora é que é bom, está esgotada”, referiu.