Foi hoje apresentada publicamente a plataforma EnergiasMadeira

No âmbito do projecto SMILE, financiado pela Comissão Europeia, através do programa Horizonte 2020, foi hoje apresentada publicamente a plataforma EnergiasMadeira, (https://energiasmadeira.pt/home/), uma plataforma que pretende ser uma fonte de informação interactiva, com conteúdos relevantes, de forma isenta e independente, sobre energia, em particular energia fotovoltaica para autoconsumo, refere um comunicado da ACIF.

“Ainda existe um certo desconhecimento sobre a temática da energia no geral, os autoconsumidores referem que a legislação encontra-se muito dispersa e numa linguagem muito técnica, por essa razão foi decidido criar esta plataforma de conteúdos relevantes e de fácil acesso, dirigida aos consumidores e aos autoconsumidores”, refere a instituição.

Nesta fase, foi disponibilizada a informação mais generalista, estando previsto, numa segunda fase, disponibilizar um simulador que permitirá aos consumidores compreenderem melhor o seu consumo energético e auxiliar na tomada de decisões mais conscientes, sobre os seus hábitos de consumo, promovendo a redução do consumo energético e a possibilidade de produzirem a sua própria energia, diz-se.

Presente nesta apresentação esteve a directora regional de Economia e Transportes Terrestres, Isabel Rodrigues, que enalteceu a importância desta plataforma e anunciou que, brevemente, será adaptado à Região o Decreto – Lei nacional que permite a venda da energia excedente à rede, produzida pelas unidades de produção para autoconsumo.

Por seu turno, o presidente da Direcção da ACIF-CCIM, Jorge Veiga França, referiu a importância do projeto SMILE para a optimização do consumo energético de energias renováveis em instalações, com produção fotovoltaica, em regime de autoconsumo e acrescentou que esta plataforma é mais um “output” deste projecto liderado na Madeira pela ACIF-CCIM, que tem como parceiros o M-ITI, Prsma, e Empresa de Electricidade da Madeira .

O projecto SMILE, refira-se a propósito, é co-financiado pela Comissão Europeia, ao abrigo do programa Horizonte 2020 (Tópico LCE-02-2016 – Demonstration of smart grid, storage and system integration technologies with increasing share of renewables: distribution system).

O Projeto teve início em maio de 2017 e terá a duração de 4 anos, envolvendo 19 parceiros de 6 países, e conta com um orçamento global de cerca de 14 milhões de euros.

Estão a ser testadas diferentes soluções inovadoras, tecnológicas e não tecnológicas, em 3 ilhas europeias (Madeira, Orkneys na Escócia e Samsø na Dinamarca), que são projectos-piloto para demonstração de redes eléctricas inteligentes, abrindo caminho para a sua introdução no mercado num futuro próximo.

As soluções são variadas e incluem integração de baterias, aquecimento, acumulação de energia hídrica, veículos elétricos, armazenamento de energia em barcos e tarifas dinâmicas.

Cada piloto testará as soluções mais apropriadas para as especificidades locais. A Madeira distingue-se das outras 2 ilhas envolvidas, pelo facto de não ter qualquer ligação ao território continental, no que diz respeito ao abastecimento de energia eléctrica (autonomia total).