Madeira com 8 novos casos positivos de COVID-19 no dia em que se registou a primeira morte

O Instituto de Administração da Saúde, IP-RAM atualizou, esta tarde, a situação epidemiológica da COVID-19 na Região Autónoma da Madeira (RAM).

Assim, até ao dia 01 de novembro, foram contabilizadas na RAM 1915 notificações de casos suspeitos de COVID-19, dos quais 1460 não se confirmaram.

Hoje há 8 novos casos positivos a reportar, pelo que a RAM passa a contabilizar 455 casos confirmados de COVID19 no território regional. Trata-se de 5 casos importados (4 provenientes de Lisboa e Vale do Tejo e 1 de França) e 3 casos de transmissão local, todos com ligação a casos positivos de COVID-19.

Hoje há mais 2 casos recuperados a reportar. A região passa a contabilizar 282 casos recuperados de COVID-19.

Foi registado hoje o primeiro óbito associado à COVID-19 na RAM. Trata-se de um doente do género feminino, de 97 anos, residente no concelho do Funchal, que apresentava várias comorbilidades e se encontrava hospitalizado na unidade polivalente dedicada à COVID-19 no Hospital Dr. Nélio Mendonça desde o dia 27/10.

São 172 os casos ativos, dos quais 147 são casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 25 são casos de transmissão local.

Relativamente à residência dos casos ativos, 129 são não-residentes e 43 são residentes na RAM.

Relativamente ao isolamento dos casos ativos, 76 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, 95 em alojamento próprio e 1 pessoas encontram-se internadas na Unidade Polivalente dedicada à COVID-19.

Sobre os casos de transmissão local hoje identificados, temos a salientar:
-Um dos casos confirmados trata-se de um contacto de um caso importado, anteriormente diagnosticado na RAM, que se encontrava em isolamento profilático há mais de 7 dias.
-Dois novos casos confirmados, que contactaram com um viajante proveniente da Região Norte, que testou positivo para a COVID-19, após uma estada de curta duração na RAM. A investigação epidemiológica destes casos já foi iniciada.

A assinalar que a investigação epidemiológica do caso de 1 profissional de saúde afeto ao SESARAM, EPERAM confirmado ontem, determinou até ao momento a identificação de 7 contactos, que foram testados à COVID19 e permanecem em isolamento profilático. Quatro destes contactos apresentaram já teste negativo e 3 aguardam resultados.

No total, há 52 novas situações que se encontram hoje em estudo pelas autoridades de saúde, 23 provenientes da operação de rastreio do aeroporto e 29 relacionadas com contactos com casos positivos ou situações reportadas à linha SRS24. Investigações epidemiológicas estão em curso.

Adicionalmente, à data, 16293 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da região, com recurso à aplicação MadeiraSafe, 4673 destas pessoas estão em vigilância ativa.

Os contactos para a Linha SRS24 (800 24 24 20) totalizam agora 14705, com mais 103 chamadas nas últimas 24h.

Relativamente aos testes para despiste de COVID-19 realizados na RAM, assinala-se que:

No contexto da operação de rastreio de viajantes nos portos e aeroportos da Madeira e do Porto Santo, há a reportar um total cumulativo de 99715 colheitas para teste à COVID-19 realizadas até às 17h30 de hoje;

No total, as amostras processadas no laboratório de Patologia Clínica do SESARAM, EPERAM para teste de PCR ascendem a 152480.