Albuquerque visita amanhã na UMa o Pólo do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita amanhã, dia 28 de outubro, pelas 10h30, no Campus Universitário da Penteada, o Pólo do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN).

O Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear é uma unidade associada – laboratório – de investigação do Instituto Superior Técnico, com especialização em Física dos Plasmas, Engenharia e Tecnologias, Fusão Nuclear Controlada, Lasers e Fotónica e Computação Avançada, reconhecida e avaliada como “Excepcional” pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, informa o Governo Regional.

O Projecto PlasMa é um dos projectos em operação no Pólo, com financiamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional no montante de cerca de um milhão e quatrocentos mil euros em I&D, com incidência na área da Energia, mobilidade e alterações climáticas, refere um comunicado governamental. No âmbito do projecto PlasMa foi adquirido um supercomputador, o ZARCO, no valor de cerca de cem mil euros.

O ZARCO, refere-se, permite efectuar modelização numérica avançada e simulações 3D, permitindo obter novos resultados, de uma forma muito eficiente, em áreas anteriormente inacessíveis, devido ao proibitivo custo computacional exigido. Permite igualmente realizar várias simulações em paralelo, maximizando o output dos investigadores e a produtividade do projecto.

O supercomputador coloca a equipa de investigação do IPFN, no que diz respeito a recursos computacionais, em pé de igualdade ou até numa situação privilegiada, em relação às equipas de investigação de topo nas áreas de actuação pretendidas, garante o GR.

O Pólo integra actualmente sete doutorados – um professor catedrático, um professor associado, dois professores auxiliares, um investigador auxiliar, dois investigadores juniores – a ainda um aluno de doutoramento e uma bolseira de investigação.

Albuquerque estará também amanhã à tarde na Reitoria da UMa, na abertura do ano académico.