Estrada da lota, que durante anos esteve ao abandono, será inaugurada em breve

Rui Marote
Muito lutou e denunciou o Funchal Notícias a situação digna de “Terceiro Mundo” que durante muito tempo se manteve no porto do Funchal. Já em 2015 o FN relatava a situação dos armazéns situados na cota abaixo da estrada, junto à lota. Armazéns esses que nunca passaram de furnas em betão bruto, e que constituiam atualmente autênticos atentados à segurança e saúde públicas, servindo de urinóis e de poiso dos sem-abrigo. A situação até fazia lembrar a Síria, persistindo a sua não-resolução por causa de uma disputa entre a APRAM e a ex-Secretaria Regional da Agricultura e Pescas. Dois departamentos do governo  de costas voltadas e que tutelavam territórios separados.
Este era, até recentemente, o aspecto daquela zona
Finalmente entenderam-se, e hoje a obra é uma realidade. A APRAM prepara-se para inaugurar a nova estrada nos primeiros dias de Novembro próximo, enquanto as Pescas tem o dia 24 de Novembro já marcado para a inauguração da lota.

Entretanto, está a ultimar-se um novo passadiço na rampa de acesso à Praça do Mar (CR7), em fase de conclusão, permitindo que os turistas desembarcados no cais norte tenham facilitado o transporte de malas. Isto enquanto a nova mini-gare vai nascer, dotada de acesso a elevador.