Comunistas apelam ao reforço social aos reformados e pensionistas

O PCP reuniu-se com a Associação de Reformados, Idosos e Pensionistas da RAM, defendendo a necessidade do reforço de meios de apoio social.

A referida Associação apontou os problemas agravados com que se confrontam as pessoas idosas em tempos de Covid-19. Nesta crise sanitária, segundo a Associação, como referiu Margarida Vasconcelos “os reformados e pensionistas deparam com acrescidas necessidades de cuidados de saúde. Os idosos, não só são dos grupos de risco mais vulneráveis, como enfrentam encargos adicionais para se protegerem. Então, por isso, justificam-se apoios extraordinários”.

Para o PCP, disse o coordenador regional Edgar Silva, “esta hora de dificuldades para as pessoas idosas requer um esforço de solidariedade em especial para com milhares de pessoas que sobrevivem com pensões e reformas em muito inferiores aos valor do salário mínimo. Por isso, o PCP irá apresentar iniciativas legislativas para que as pessoas que são obrigadas a sobreviver com menos de 50% do valor do salário mínimo tenham um apoio complementar regional no valor de 100 euros mensais. Para quem receba valores inferiores ao salário mínimo, mas superiores a 50% do valor do salário mínimo, deverá beneficiar de um acréscimo de 65 euros mensais”, salienta-se.

Para o PCP, “é ainda justo defender o acesso gratuito dos reformados e pensionistas da Região aos transportes públicos. Esta seria uma forma de contribuir para o reforço dos apoios em tempo de crise económica e social”.