Presidente da CMF anunciou aprovação de programa urbanístico do Amparo

O presidente da Câmara Municipal do Funchal anunciou hoje, após a habitual reunião de Câmara semanal, a aprovação do programa urbanístico da Unidade 07 do Plano de Urbanização do Amparo (PUA),  junto ao Fórum Madeira, que permitirá assegurar a construção de um jardim e de uma alameda, que se prolonga até à Estrada Monumental, num total de 25 mil metros quadrados que serão cedidos ao espaço público. A votação contou com votos favoráveis da Coligação Confiança e a abstenção do PSD.

Miguel Silva Gouveia garante que “com a implementação da nova unidade de execução, elaborada através dos próprios serviços camarários, a Câmara Municipal do Funchal ressalva um conjunto de benefícios para o espaço público municipal, numa intervenção que terá um impacto bastante benéfico para a imagem da cidade, proporcionando harmonia com a envolvente urbana e paisagística, sem a descaracterizar. Esta unidade também nos permite salvaguardar o índice de construção de 1,67, que não ultrapassa o estipulado para a zona pelo atual Plano Director Municipal em vigor, que é de 1,7”.

“Cada vez mais, os espaços verdes e públicos assumem-se como peças fundamentais dentro da estrutura da paisagem e do ordenamento da cidade, uma vez que proporcionam benefícios ambientais, económicos, estéticos e sociais, entre outros”, acrescentou.

A unidade execução assegura, desta forma, uma área pública de espaços verdes para a futura Alameda Central, um logradouro impermeabilizado ajardinado e um novo espaço ajardinado público na continuidade do Jardim da Ajuda, a que se somam outros espaços complementares de ligação pedonal e, ainda, os espaços verdes privados de utilização coletiva. Os espaços ajardinados públicos serão, por sua vez, complementados por espaços públicos de circulação e estacionamento à volta de todo o perímetro do quarteirão, informa uma nota da CMF.

O edil concluiu que “a autarquia procurou, assim, proporcionar a todos os funchalenses, e a todos aqueles que venham a usufruir do espaço em causa, um meio mais apelativo, sustentável e inteligente, já que as estruturas a ser construídas e a forma como os elementos estarão organizados e ligados entre si, terá impactos diretos na qualidade de vida da população, salvaguardando a identidade do local.”

Foi ainda aprovado por unanimidade o recrutamento de dois motoristas de pesados para o quadro da CMF, um deles para ficar afecto à nova viatura florestal 4×4 que neste momento está neste momento adstrita ao Parque Ecológico do Funchal, e que fará uma primeira intervenção aos incêndios.