PCP reúne-se com a AMRAM para debater o que pode fazer o poder local face às dificuldades sociais

No âmbito de uma reunião realizada hoje com a Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira foi analisado, por iniciativa do PCP, o papel do poder local nas respostas ao agravamento da situação económica e social, refere uma nota.

No encontro com o presidente da AMRAM, Ricardo Nascimento, foram consideradas as possibilidades e o alcance de respostas integradas e participativas na resolução dos problemas sociais.

Face ao actual contexto de aumento do desemprego e dos problemas da pobreza e de exclusão social que se multiplicam na RAM, segundo o PCP, requerem-se novas respostas e um novo tipo de intervenções.

Neste sentido, disse o Coordenador Regional do PCP, Edgar Silva, que “importa concretizar uma intervenção descentralizadora, com maior aposta na valorização das entidades mais próximas dos problemas sociais, alargando o âmbito das responsabilidades locais, descentralizando competências e meios para os parceiros nas localidades e das localidades, promovendo uma nova prática de cooperação nas respostas ao agravamento da situação económica e social”.

Ao contrário daquelas que são as orientações implementadas nesta Região, para o PCP “está por lançar uma maior cultura de participação na dinamização de políticas sociais. Para tal é indispensável outro nível de envolvimento de redes sociais locais, de agentes locais para desenvolver e efectivar ao nível local uma cultura de participação para resolver os crescentes problemas da pobreza e da exclusão social”.

Nesta reunião, o presidente da AMRAM valorizou o desempenho das autarquias no aprofundamento de políticas sociais activas.