Barreto anuncia que GR vai abrir novo concurso ao SI Funcionamento

O secretário regional da Economia, Rui Barreto, anunciou a abertura de um novo concurso em Dezembro deste ano, com reforço muito significativo da dotação e do nível de comparticipação das despesas elegíveis, que poderá atingir os 75%, em 2021. O anúncio foi feito hoje no decurso de uma visita a uma empresa sediada no Parque Empresarial de Câmara de Lobos, a Serralharia José Luís Lda.  As empresas vão poder concorrer a novos apoios ao funcionamento, investimento e tesouraria.

Desde já, conforme já tinha sito comunicado pelo governante no final de Setembro, a partir da segunda quinzena de Outubro, os empresários que concorreram à Linha Investe RAM poderão duplicar o valor do empréstimo. O Governo vai “possibilitar às empresas que concorreram a esta Linha, numa primeira fase, possam dobrar o valor do financiamento e isso é uma ajuda tesouraria”, referiu o secretário regional.  “Vamos também abrir um incentivo ao investimento, com programa Inicie +, com uma componente a fundo perdido”.

Rui Barreto anunciou ainda a abertura, em Dezembro, de um novo concurso ao SI Funcionamento, “a jóia dos incentivos do IDE”, para cobrir despesas de tesouraria referentes ao ano de 2019, como eletricidade, água, serviços de vigilância, comunicações e custos com alugueres e rendas.

Barreto comprometeu-se também a reforçar “fortemente” a dotação deste Sistema de Incentivos, acrescentando ainda uma nova componente, “o nível de comparticipação das despesas elegíveis poderá atingir os 75%”, o que, comparativamente aos concursos anteriores, representa um aumento de 60% na comparticipação.

“Isto é um bombear de tesouraria. Queremos aumentar muitíssimo a comparticipação de custos operacionais que são aqueles que as empresas têm neste momento maior dificuldade em pagar”, disse.

O governante com a tutela da Economia e das empresas afirmou estar “lado a lado com os empresários e com os seus trabalhadores” para ultrapassar a crise provocada pela pandemia, e garantiu que o Governo irá apoiar sempre “na manutenção dos postos de trabalho”.

“Venho cá para senti o pulsar dos empresários, mas também para transmitir uma mensagem de confiança no futuro”, sublinhou.

A empresa visitada hoje, está inserida no mercado há mais de 40 anos, tendo começado por transformar matérias-primas como ferro, latão e cobre. Mais recentemente, esta empresa especializou-se na transformação do aço e inox, incluindo todo o tipo de perfis, tendo já conquistado uma quota de mercado na transformação deste tipo de matéria-prima. Emprega 15 funcionários e desde 2015, com a presença da marca online, a empresa continua a crescer com o foco na inovação.