Augusta Aguiar sublinhou relevância social da Casa do Povo de São Roque

A secretária regional de Inclusão Social e Cidadania, Augusta Aguiar, marcou ontem presença na posse dos órgãos sociais da Casa do Povo de São Roque. Esta é uma instituição já com 16 anos de existência, e que em 2018 adquiriu o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), de forma a alargar ainda mais o seu âmbito de actuação.

Nesse âmbito, em Outubro de 2019, a Casa do Povo de São Roque abriu um centro de dia, com capacidade para 50 idosos, que veio dar resposta a um anseio de longa data da população, e que comemora, precisamente este mês, o seu primeiro aniversário, refere uma nota de imprensa.

“Os Centros de Dia são, sem dúvida, uma resposta social essencial nos dias de hoje. No dia em que se comemora o Dia Internacional do Idoso, não podia deixar de referir a importância destas estruturas no desafio de proporcionar aos cidadãos mais idosos qualidade de vida e a capacidade para desenvolverem um conjunto de atividades promotoras de um envelhecimento ativo”, afirmou Augusta Aguiar.

A governante sublinhou que a Casa do Povo de São Roque é entidade parceira do Governo Regional na operacionalização do Fundo de Emergência para Apoio Social (FEAS) e do Fundo de Apoio Regional a Organizações Locais (FAROL), destinados ao apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social e económica, causada pela pandemia.

No que diz respeito ao FEAS, foram já apoiadas financeiramente 219 pessoas da freguesia de São Roque, num total de aproximadamente 27 mil euros.

Relativamente ao FAROL, a Casa do Povo de São Roque já apoiou, até à data, 105 famílias, num total de 223 pessoas abrangidas, com a distribuição de 75 cabazes alimentares e 1226 refeições, prevendo-se a continuidade deste apoio até final do ano, refere o GR.

“No contexto da pandemia da COVID-19, as Casas do Povo revelaram-se verdadeiras parceiras do Governo Regional na operacionalização de medidas fundamentais de apoio às famílias cujos rendimentos foram afetados neste contexto. Com grande esforço e dedicação, uma vez mais, não baixaram os braços e mostram-se incansáveis nesta missão”, elogiou Augusta Aguiar.