Caniçal despede-se do Padre Pereira com busto de homenagem da autoria de Emanuel Santos

O sacerdote José Pereira que deixa a Paróquia do Caniçal a 18 de outubro. Foto JM.

 

*Com Rui Marote

A população do Caniçal, através da Junta de Freguesia, está a preparar uma homenagem ao Padre José Pereira, que deixa a paróquia a partir do dia 18 de outubro, na sequência das mudanças recentemente feitas pelo Bispo da Diocese do Funchal.

O Funchal Notícias apurou que será erigido um busto do sacerdote que cessa funções na paróquia, no jardim à entrada da Igreja, da autoria do artista e também presidente da Junta de Freguesia local, Emanuel Jorge, o principal dinamizador desta homenagem a um homem que acompanha os destinos da paróquia há mais de 50 anos. Os custos da homenagem simbólica são suportados pelos donativos da população do Caniçal, conforme os apelos da Junta de Freguesia.

Tudo indica que a homenagem deverá acontecer no dia 10 de outubro, data em que, pelas 16 horas, está prevista uma Eucaristia de Ação de Graças pelo Ministério do Padre Pereira, com a presença do Bispo da Diocese do Funchal, D. Nuno Brás.

Homenagem ao Padre Pereira pelo então Bispo D. António Carrilho, quando completou 50 anos de sacerdócio, em 2017. Foto JM.

 

Hoje com 83 anos de idade, o Padre Pereira assumiu a responsabilidade da Paróquia do Caniçal a 7 de outubro de 1967. Uma tarefa exigente numa freguesia piscatória, com múltiplas carências. Além das responsabilidades pastorais, José Pereira foi professor de Educação Moral e Religiosa na Escola Secundária Jaime Moniz e em Machico, ao longo de mais de três décadas, ficando na memória dos seus alunos o seu estilo inovador, o gosto pelas tecnologias de comunicação e a opção por aulas que mostrassem a beleza do Evangelho mas também a sua vivência por parte dos estudantes. Aliás, o padre Pereira foi o primeiro sacerdote na Madeira a usar as tecnologias multimédia nas suas celebrações eucarísticas, muito à frente do seu tempo. Aquilo que hoje é algo banal em termos da emergência da linguagem digital, começou por surgir na pacata e pitoresca freguesia do Caniçal, justamente a partir da igreja.