Bombeiros Sapadores do Funchal fazem curso de salvamento ultra pesado

O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, marcou hoje presença na abertura do curso de salvamento ultra pesado (heavy rescue) e de elevação de emergência que deverá formar 4 bombeiros do Corpo de Sapadores do Funchal para situações de acidentes de elevada complexidade.

Miguel Silva Gouveia destacou, nesta oportunidade, que esta formação “permitirá, em termos de socorro, uma intervenção mais segura e apropriada, já que visa dotar a nossa corporação de bombeiros de melhores competências operacionais para situações de maiores dificuldades que envolvam veículos ou estruturas que possam estar a encarcerar sinistrados. É nossa prioridade investir na segurança da população por isso proporcionámos esta formação, realizada pela primeira vez na Região.”

“Depois da aquisição de equipamentos de desencarceramento pesado, era fulcral investir também na capacitação dos nossos profissionais. São medidas de prevenção essenciais tendo em conta a orografia do concelho e aos eventos meteorológicos adversos que o Funchal e a Região têm sido assolados nas últimas décadas. É também a nos precavermos e a salvaguardar vidas no caso de acidentes rodoviários mais complexos, tendo também em conta a quantidade de veículos e maquinaria pesada industrial, de transporte de cargas e de passageiros que circulam na nossa rede viária”, acrescentou o presidente.

O curso está a decorrer no campo de treinos da Escola de Formação do Serviço Regional de Protecção Civil e contempla conteúdos programáticos que privilegiam a prática simulada em detrimento da transmissão de conceitos teóricos. É ministrado por dois formadores especialistas neste tipo de formação, com vasta experiência formativa em ambientes ferroviário e rodoviário, levantamentos de emergência de cargas e de resolução de acidentes com maquinaria agrícola e industrial pesada, salienta a CMF.