PSD contra-ataca: “Temos todas as condições para vencermos as eleições em 2021”

Enquanto os socialistas se reúnem no Tecnopólo, perspectivando novos rumos para possíveis vitórias, eis que o PSD se mostra convicto do contrário, ou seja, de que serão os social-democratas a alcançar quaisquer vitórias que houver para colher. “Temos todas as condições para vencermos as eleições em 2021”, reafirmou Miguel Albuquerque, no Conselho Regional do PSD-Madeira, em Santana.

“Não existe nenhuma razão para que o PSD não saia vencedor nas eleições do próximo ano e é nesse princípio e na certeza de reforçarmos o nosso poder autárquico que temos de nos concentrar, unidos e mobilizados rumo à vitória”, declarou hoje o presidente do PSD. Palavras subscritas pelo secretário-geral do PSD/M, José Prada, que apelou à união dos militantes e frisou não haver lugar, dentro do partido, para divergências ou diferendos internos.

“Somos um Partido que convive bem com a diferença e com a crítica, mas que não pode aceitar, muito menos nesta fase, diferendos internos, até porque o nosso adversário está lá fora e a nossa guerra não é nem nunca foi entre companheiros”, declarou, mostrando-se também crente numa vitória nas próximas autárquicas.

Neste Conselho Regional foram aprovadas, por unanimidade, as contas relativas ao ano de 2019 e o Regulamento da Eleição da Comissão Política, do Secretariado e do XVIII Congresso Regional do PSD/M, Congresso esse que se realizará nos dias 21 e 22 de Novembro, no Madeira Tecnopólo.

João Cunha e Silva foi o porta-voz das conclusões deste congresso, realizado no Pavilhão Gimnodesportivo de Santana. Começou por sublinhar a congratulação do Congresso Regional pelo “extraordinário trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, pelo Governo Regional, no combate e contenção da pandemia COVID-19”, e que, frisou, é “assumido, integralmente e até à data, pela Região, sem qualquer ajuda do Estado Português, para quem a Madeira continua, infelizmente, a ser relegada para segundo plano”.

Os social-democratas reunidos elogiaram também as medidas e apoios que têm vindo a ser criados e implementados, tanto relativamente às famílias quanto às empresas, pelo Governo Regional, numa óptica de conciliação da defesa da saúde com a retoma económica. Enaltecem ainda a “eficácia o e profissionalismo do modelo de controlo que foi estabelecido, tanto no Aeroporto Internacional da Madeira quanto no Aeroporto do Porto Santo”, e salientam o seu papel na “taxa residual de novos casos e nenhum óbito”.

Por outro lado, louvam o “dever de cidadania, o compromisso e o sentido de responsabilidade que a população tem assumido ao longo dos últimos meses” e “a resiliência e o esforço de todos aqueles que, recorrendo aos apoios disponibilizados, têm mantido os seus postos de trabalho a funcionar, apoios esses que continuarão a ser reforçados, a curto e médio prazos”.

O Congresso reiterou ainda ” a defesa incondicional da Região”, denunciando “a luta que está a ser travada para que o Estado Português, depois de ter finalmente concedido a moratória às prestações do PAEF, se digne a conceder o aval ao empréstimo que será contraído pela Região, no valor de 458 milhões de euros, para reforçar a sua capacidade de resposta a necessidades que são urgentes, decorrentes da pandemia”.

“Lamenta-se que o Governo das Esquerdas que gere os destinos de Portugal se mantenha totalmente alheio à realidade difícil que esta Região Autónoma atravessa”, referiu o porta-voz, criticando a falta de “sentido de Estado que lhe competia, numa total e evidente falta de respeito e de consideração para com os cidadãos que aqui residem, tão portugueses como quaisquer outros”.

Denunciando a alegada indiferença e falta de resposta do Governo da República, o Conselho Regional reitera que o PSD não desistirá de nenhuma das reivindicações expressas pela Região e que delas fará eco, novamente, no próximo Orçamento de Estado para 2021. Não desistirá, afirma-se, de pressionar o Estado para que, ao abrigo da negociação do próximo Quadro Financeiro Plurianual, a Madeira veja assegurados os fundos comunitários a que tem direito.

Reafirmando um compromisso com a população, os militantes do PSD consideram que uma vitória nas autárquicas “exigirá a união e a mobilização de todos os militantes do partido” e prometem “restabelecer a confiança, a prosperidade e a estabilidade social e económica nos Municípios que, hoje, governados pela oposição, são Municípios sem visão, sem estratégia, sem investimento e, acima de tudo, sem rumo”.

Criticando, por outro lado, a “demagogia acentuada e o embuste declarado da Esquerda e daqueles que preferem estar ao lado do Estado, prejudicando, com isso, os nossos interesses”, o PSD/M faz questão de diferenciar a sua posição e esclarecer que aposta na recuperação social e económica que se impõe, “esgotando todas as soluções e assumindo todas as decisões que garantam, tal como até hoje, a defesa do interesse superior desta Região”.

A outro nível, o Conselho Regional congratula-se com a aprovação, por unanimidade, das Contas relativas ao ano de 2019 e do Regulamento da Eleição da Comissão Política, do Secretariado e do XVIII Congresso Regional do PSD/M, e informa, igualmente, que estas eleições terão lugar no dia 23 de Outubro, entre as 17.30 e as 20.30 horas, em cada uma das sedes concelhias e que o Congresso Regional terá lugar, nos dias 21 e 22 de Novembro, no Madeira Tecnopólo.