Oficial da Zona Militar da Madeira esteve em missão na Somália

O Tenente-Coronel de Artilharia António Sá, a prestar serviço no Regimento de Guarnição n.º 3 integrou a Missão de Treino da União Europeia na Somália (EUTM-S), no Quartel-General em Mogadíscio, onde desempenhou funções de Chefe da Célula de Informações, tendo regressado recentemente deste Teatro de Operações.

Durante seis meses, o Tenente-Coronel Sá foi o responsável pelo planeamento e desenvolvimento das atividades de recolha de dados e informações acerca das ameaças existentes no Teatro de Operações, resultando na avaliação do seu impacto na condução e desenvolvimento das atividades da EUTM-S.

A EUTM-S, comandada por um Brigadeiro-General italiano, é presentemente constituída por cerca de 190 militares oriundos de 7 países (Portugal, Espanha, Itália, Roménia, Suécia, Finlândia e Inglaterra) e tem por missão o apoio ao governo da Somália, através das Instituições de Defesa, designadamente por intermédio do treino especializado e aconselhamento militar.

Este oficial conta com uma vasta experiência em diversos Teatros de Operação, tendo prestado serviço em Timor-Leste, duas comissões na Bósnia-Herzegovina, Mali e mais recentemente na Somália.