Idalino Vasconcelos reuniu-se com responsáveis escolares do Porto Santo

O presidente da Câmara Municipal do Porto Santo reuniu esta semana com a Delegada Escolar e Directores das escolas do 1.º ciclo do concelho, para abordar vários assuntos, entre os quais, efectuar um balanço do ano anterior e antever as necessidades, dificuldades e preocupações do novo ano lectivo, ciente das consequências e regras decorrentes do surto de Covid-19.

O edil evidenciou o contexto único e de grande complexidade, do último ano lectivo, onde os docentes e os profissionais da educação deram uma excelente resposta, afirmando consequentemente a importância crucial do seu papel na sociedade, refere uma nota de imprensa.

Tendo em conta a actual situação de pandemia mundial, Idalino Vasconcelos não visitará presencialmente as escolas locais, como acontece normalmente no arranque do ano lectivo, mas pretendeu com a reunião estender o cumprimento e votos de bom trabalho, a todos os professores e educadores, em especial, e todos os profissionais, que exercem funções na Creche, Pré-Escolar e 1.º ciclo do Porto Santo.

Este ano, à semelhança do ano passado, a Câmara Municipal volta a apoiar todos os alunos do 1.º Ciclo na atribuição de todos os manuais escolares, aliviando assim todas as famílias com crianças que frequentam o 1.º Ciclo, no concelho do Porto Santo.

A iniciativa municipal, para o ano lectivo 2020/2021, abrange todos os 152 alunos da EB1/PE e Creche do Porto Santo e do Externato N.ª Sr.ª da Conceição e é um investimento de 7704,42€ que serve também para complementar o apoio que já é dado, pelo Governo Regional, no âmbito da Ação Social Educativa (ASE). Os manuais escolares já estão a ser entregues aos respectivos alunos. “Recordamos que no ano lectivo 2019/2020, a Câmara apoiou a mesma medida no valor de 6.679,11€, para 179 alunos”, refere a edilidade.

A Câmara Municipal sublinha que tem apoiado as escolas do concelho, a nível de manutenções, reparações, transportes e outros apoios pontuais, tais como viagens e outras situações. Temos consciência que nos últimos anos, tem havido apoio da Acção Social Escolar (ASE), do Governo Regional da Madeira (GRM), razão pela qual o Município, não tenderá a duplicar esses apoios.

“A Câmara Municipal do Porto Santo dirige a todos os professores e educadores um agradecimento, desejando-lhes um excelente ano letivo 2020/2021!”, conclui o comunicado.