Junta de São Martinho distribui bolsas e materiais no começo do novo ano escolar

A Junta de Freguesia de São Martinho voltou a entregar diverso material escolar para os estudantes do pré-escolar, ensino básico e secundário das escolas da freguesia, num apoio orçado em 9 mil euros, que beneficiará 280 alunos, mais oito dezenas do que no ano passado. A fase de candidatura ainda está a decorrer ao longo deste mês, sendo provável que este número venha a crescer, refere esta entidade autárquica.

Duarte Caldeira Ferreira, presidente da Junta de Freguesia, realça que “mais uma vez houve preocupação na escolha do material a disponibilizar às crianças, pois é importante que os alunos sintam orgulho nos mesmos e que os artigos não permitam qualquer espécie de diferenciação relativamente a quem não necessita de apoio.” O autarca de São Martinho realça ainda que “esta é uma forma de não só ajudar as famílias, aliviando-as nestas despesas, mas também poder colaborar no sucesso escolar dos educandos.

O começo do ano lectivo promete ser mais motivador nas salas de aula das escolas do primeiro ciclo. A Junta de Freguesia de São Martinho aproveitou a paragem nas aulas e antecipou já para este ano a instalação de mais 16 novos equipamentos que, afirma, vão revolucionar o ensino.

Este projecto dotará o ensino básico de São Martinho de um total de 26 salas interactivas, prontas a funcionar já na próxima semana. Um esforço financeiro do orçamento da Junta de Freguesia que no total ascenderá a 55 mil euros, mas que para o presidente da Junta é visto “não como uma despesa, mas sim como um investimento no futuro dos mais novos fregueses de São Martinho”.

São 2modernos ecrãs digitais de última geração que vêm substituir os anteriores quadros e que por serem tácteis, vão permitir aos alunos terem um mundo de informação na ponta dos dedos. Uma ferramenta tecnológica que não só facilitará a aprendizagem dos alunos, como também vem ajudar a tarefa de quem tem de ensinar”, afirma-se.

Duarte Caldeira Ferreira aponta esta evolução tecnológica como “um marco na revolução do ensino em São Martinho”. Mas as novidades não se ficam por aqui. O presidente da Junta diz que, “na sequência de uma conjugação de esforços entre a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal do Funchal, foi possível disponibilizar internet em todas as salas do primeiro ciclo das escolas de São Martinho, permitido, assim, tirar maior partido das funcionalidades dos novos equipamentos colocados agora à disposição dos alunos e professores.

Neste período de preparação para o próximo ano lectivo, os alunos mais velhos também não foram esquecidos, assegura a Junta. Em São Martinho ainda decorre o período de candidatura às bolsas de estudo atribuídas pela Junta de Freguesia aos alunos que frequentam o ensino superior. Um programa que visa atribuir um complemento importante ao apoio que também está a ser disponibilizado pela Câmara Municipal do Funchal a todos os universitários do concelho.