Presidente do GR pede aos hoteleiros que recomendem aos visitantes o uso de máscara

O chefe do Executivo madeirense comentou hoje a situação do Covid-19 no Porto Santo dizendo que “não entra em euforias”. Apesar de não haver, tanto quanto se sabe, nenhuma transmissão local, Miguel Albuquerque pediu aos hoteleiros da Região que recomendem aos turistas que estão a passar férias na Região para usarem a máscara, quando circulam na via pública.

Falando à margem de uma visita à empresa agro-alimentar “Aviatlântico”, o presidente do Governo Regional disse que a senhora que circulou no Porto Santo e mais tarde acusou positivo para Covid-19 ao testar num hospital em Lisboa contactou com diversas pessoas durante a sua estadia, “e podíamos ter um foco de infecção local no Porto Santo, que seria muito difícil e complicado para controlar”. Mais uma razão, insinuou, para todos usarem a máscara nas suas deslocações exteriores.

“Neste momento, parece que a situação está controlada. Os testes foram negativos mas temos de aguardar mais algum tempo”, declarou. Graças à aplicação “MadeirSafetoDiscover” e aos inquéritos epidemiológicos “sabemos com quem a senhora contactou”, decorrendo neste momento a monitorização e controle da situação.

Albuquerque deixou, no entanto, a mensagem de que ainda estamos numa situação de pandemia mundial em crescimento abrupto na Itália, na Espanha, e de novo no continente.

“Aqui na Madeira temos de ter juízo e cuidado. Portanto, nada de facilitar, manter o distanciamento social, usar a máscara, e tentar fazer a nossa vida, mas com todas as precauções”, recomendou.