PS-M quer mais acções de formação para a administração pública

O grupo parlamentar doPS-Madeira realizou hoje em frente à Loja do Cidadão, no Funchal, uma conferência de imprensa na qual defendeu a necessidade de promover e desenvolver um plano de formação para os trabalhadores da Administração Pública Regional. O deputado Jacinto Serrão, porta-voz do grupo, considerou que “estamos perante uma pobre política de formação e de informação do Governo Regional para com todos os trabalhadores da Administração Pública da Região Autónoma da Madeira”, aludindo assim à falta de acções de formação promovidas nos últimos anos.

“Basta ver, por exemplo, o relatório da Direcção Regional da Administração Pública e Modernização Administrativa de 2019, que mostra que, nos últimos 5 anos, as acções de formação dinamizadas por esta Direcção Regional envolveram pouco mais de 10% dos funcionários públicos da região”, argumentou.

O parlamentar revelou ainda que “no último ano, nesse mesmo relatório consta que as acções de formação dinamizadas por esta Direcção Regional, que tem essa responsabilidade da formação, envolveu pouco mais de 1% dos funcionários públicos da Região”.

Jacinto Serrão explicou ainda que “a lei geral do trabalho em funções públicas determina que todos os trabalhadores têm direito à formação adequada de maneira a desempenhar cabalmente as suas funções e um serviço de qualidade a todos os cidadãos”. Contudo, aponta que “o que se está a verificar é que o Governo, mais uma vez, não está a cumprir esta lei, não está a cumprir as suas obrigações para com a Administração pública na Região”.

Jacinto Serrão frisou a importância destas acções na actualidade, tanto mais tendo em conta as mudanças que são e foram necessárias promover na Administração Pública, resultante da pandemia da Covid-19.

“Todos nós sabemos que a formação e a informação nos dias de hoje, nos últimos tempos, é crucial para a eficácia e para a eficiência dos serviços que são prestados às pessoas, aos cidadãos em geral”, referiu.

“Em tempos de pandemia, essa situação é ainda mais premente porque é preciso informação adicional, é preciso actualizar os funcionários público com nova informação, com nova formação para poderem lidar com a informação nova que existe, com as exigências do Mundo de hoje e também com as exigências da pandemia”, declarou.