Casos positivos de Covid-19 no Porto Santo; Pedro Ramos volta a apelar ao uso de máscara

No Porto Santo há três casos positivos de Covid-19. A informação foi avançada hoje pelo JM, pelo delegado de Saúde da “Ilha Dourada”, Rogério Correia. Na sequência do caso ontem noticiado da amiga do apresentador televisivo Jorge Gabriel, e que acusou positivo num teste efectuado após o regresso a Lisboa, foram analisadas 11 pessoas, tendo três delas testado positivo para o novo coronavírus, adianta o matutino. O médico declarou-se confiante no controle desta cadeia de transmissão. Palavras que vêm na linha das proferidas hoje pelo secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, em declarações aos jornalistas à margem de uma visita de trabalho realizada às equipas do POCIF afectas ao concelho da Calheta.

Na ocasião, Pedro Ramos disse que o Governo Regional actuou sempre numa lógica de “antecipação” para proteger a saúde pública da população. O governante disse que quando se reabriram os aeroportos a 1 de Julho, naturalmente havia a preocupação de monitorizar a entrada das pessoas vindas de zonas com transmissão comunitária activa. A estratégia de testar à chegada foi complementada com os testes na origem no continente. “Temos cada vez mais postos de colheita”, enfatizou. Em breve, disse, será anunciada uma nova colaboração com outro laboratório que proporcionará 14 novos postos de colheita de sangue para testes PCR.

Quanto ao que aconteceu no Porto Santo, disse, foi que uma cidadã oriunda de Portugal continental, onde há transmissão comunitária activa, efectuou o teste e foi negativo, estava em condições de circular, mas entretanto desenvolveu alguma sintomatologia. Quando regressou ao continente, já testou positivo.

A autoridade de saúde do Porto Santo está a testar os contactos mais próximos e, consoante os resultados, determinará quais as medidas a tomar, adiantou. Há já uma unidade hoteleira no Porto Santo preparada para receber casos positivos e mantê-los em isolamento, se necessário.

Pedro Ramos aproveitou a oportunidade para apelar, mais uma vez, ao uso de máscara por toda a gente, o distanciamento social e a higienização das mãos.

As pessoas que ficaram infectadas, referiu, respondendo à pergunta de um jornalista, pertencem a duas famílias que estavam de férias no Porto Santo.

Relativamente ao programa POCIF de prevenção de incêndios florestais, declarou que o mesmo “ano após ano vem sendo incrementado, no que se refere à operacionalização no terreno” dos meios humanos e técnicos necessários para evitar fogos nas serras. As equipas responsáveis pela vigilância já percorreram milhares de quilómetros desde o dia 15 de Julho, adiantou, na tentativa de evitar que surjam focos de incêndio que se propaguem. O helicóptero já cumpriu também mais de duas dezenas e meia de missões. Tudo para prevenir uma época em que as temperaturas são extremamente elevadas e há risco acrescido de ignição.