Solar de São Cristóvão acolhe Summer Sounds com Miguel Pires Trio a 21 de agosto

Depois de São Vicente, com o Quarteto Sofia Almeida, o projeto Summer Sounds, uma iniciativa do Governo Regional, marca presença no concelho de Machico, no Solar de São Cristóvão.

Esta sexta-feira, 21 de agosto, às 19h00, os jardins do solar, acolhem Miguel Pires Trio.

Constituído por Lino Ornelas (bateria), Ricardo Dias (viola baixo) e Miguel Pires (piano e voz), o trio surgiu há 17 anos. O repertório apresentado é constituído por grandes sucessos da pop/ rock internacional, um conjunto de canções vintage, resultado de uma escolha muito cuidada. “São músicas que fizeram parte de algum momento da banda sonora da vida de todos nós”, refere Miguel Pires.

Solar de São Cristóvão:

Carlos Cristóvão, foi uma das distintas figuras da cultura machiquense. Foi poeta, romancista, escreveu peças de teatro e, entre as suas obras, destaca-se o “Elucidário de Machico”, cuja primeira edição foi publicada em 1981.

O Solar de São Cristóvão, exemplar raro de arquitetura senhorial, sofreu algumas transformações, fruto do devir dos tempos. Construíram-se instalações sanitárias, atelier, biblioteca, quartos, onde outrora havia lojas, adega, dormitório dos serviçais.

A 13 de Março de 1987, Carlos Cristóvão doou o imóvel à Região Autónoma da Madeira, atualmente classificado como Imóvel de Valor Local, estando, à altura, em avançado estado de degradação. A Secretaria Regional de Turismo e Cultura começa a restaurar o solar, onde, em 2000, veio a funcionar a “Casa do Artista”, residência temporária de vultos do mundo da cultura.

Reabre em 2019, como solar visitável, restituindo a “sua aura mítica” a este solar de tempos remotos, que Machico conserva entre os seus vales e simultaneamente, o usufruto pleno da antiga capela de São Cristóvão, santo  venerado pela população e alvo de romarias e promessas.