Junta de Freguesia de São Martinho realiza formação sobre as “Regras do Basebol”

A Junta de Freguesia de São Martinho realiza esta quarta-feira, dia 12 de Agosto, pelas 18 horas, uma formação subordinada à temática das “Regras do Basebol”. Trata-se de uma iniciativa do Basebol Club de São Martinho, a qual surge na sequência do crescente número de praticantes da modalidade na Madeira. Tal está a acontecer sobretudo devido ao regresso de muitos luso-descendentes e madeirenses emigrados à RAM. O basebol é o desporto rei na Venezuela, recorda-se.

Ora, o Basebol Club de São Martinho, que tem como dinamizadores António Sanz, José Fernandes e Carlos Sousa, nasceu recentemente da iniciativa de um grupo de luso-descendentes que costumam praticar o basebol no Polidesportivo de São Martinho. Os treinos semanais encontram-se actualmente suspensos devido à pandemia, mas em breve estarão de volta. Quanto ao futuro, passa não só por continuar a divulgar a modalidade junto da população em geral, mas também de competir com outros clubes já inscritos na Associação de Basebol e Softbol da Madeira, refere uma nota de imprensa.

Em São Martinho, a Junta de Freguesia tem vindo a abraçar a modalidade, fornecendo equipamentos ao clube, disponibilizando o campo polivalente para os treinos dos atletas e as suas instalações para que o Basebol Club de São Martinho possa se reunir e ter condições para dar os primeiros passos. Ao longo do último ano a Junta de Freguesia e a associação da modalidade uniram-se para a realização de diversas acções de divulgação da modalidade junto das escolas do ensino básico. Uma forma de promover o basebol junto dos mais novos. Já este ano, realizou-se o Torneio de Basebol comemorativo do aniversário da freguesia de São Martinho, que levou até ao campo do RG3 diversos aficcionados da modalidade.

Esta formação é aberta não só a quem pratica este desporto mas também aos adeptos da modalidade que pretendam aprofundar o seu conhecimento sobre as regras do basebol e, igualmente, aos professores do segundo e terceiro ciclos e secundário, onde já consta nos programas curriculares, refere um comunicado enviado às Redacções.

A formação “As regras do Basebol”, com entrada livre, conta com o apoio da Câmara Municipal do Funchal, Junta de Freguesia de São Martinho e Escola de Futebol João Inácio.