CDU denuncia carências no saneamento básico no concelho de Santa Cruz

A CDU denunciou hoje uma “agressão ambiental no concelho de Santa Cruz”. Numa acção política junto à urbanização do Forte do Porto Novo, no Caniço, procurando alertar para a necessidade de ser garantido o direito ao saneamento básico nesta localidade, como em todo o concelho, António Jardim apontou “graves problemas” nesta matéria.

De acordo com o dirigente da CDU, Santa Cruz é “o único concelho da RAM que tem duas cidades com muita densidade populacional, Santa Cruz, com cerca de 8 mil habitantes, e Caniço, com cerca de 23 mil habitantes” sendo “inconcebível que não exista uma rede de esgotos que dê resposta às necessidades e que tenha em conta o crescimento da população (…)”.

O comunista denunciou “casos caricatos, tais como, na Mãe de Deus existirem edifícios que não estão ligados à rede de saneamento básico. São necessários carros de recolha de dejectos para drenar as fossas sépticas. Existem casos no Caniço, como no sítio do Castelo, onde existem na mesma estrada casas que ficam num lado da estrada ligados à rede de esgotos e as casas do outro lado já sem ligação. Acontece a contaminação de solos agrícolas. Verificam-se, também, situações como a Urbanização do Forte do Porto Novo que não tem ligação à rede de saneamento básico”.

Por outro lado, em Gaula a CDU verificou que, na Rua Padre Alfredo Vieira de Freitas, no sentido Gaula/Achadas de Gaula, apenas existe saneamento até ao “reforço de luz” da Empresa de Electricidade da Madeira. Imediatamente a seguir, já deixa de existir saneamento. Aí só existem fossas sépticas.

Nas zonas altas de Santa Cruz, como nas Regadinhas e Lombada, também existe imensa carência de saneamento básico, refere este partido, que admite que foi realizada uma intervenção na zona da Lombada, através de uma bomba de ligação à rede, mas a mesma, afirmam, constitui um grave atentado à saúde pública, “pois foi feito um colector que é bombeado para a rede principal com dois tubos com a funcionalidade de sobejo pela ribeira dentro. Na verdade, o que se verifica é que neste momento já escorrem dejectos pela ribeira, poluindo toda aquela zona, sendo esta uma obra financiada pela União Europeia. Por isso, já no ano anterior a Praia das Palmeiras esteve interdita a banhos, em Setembro, devido a graves problemas de saneamento na freguesia de Santa Cruz”.

Por outro lado, na Camacha, na zona da Eira/Salgados, “também se repete o atentado ambiental com o saneamento básico canalizado para as levadas e linhas de água, com águas lixiviantes e dejectos a poluírem terrenos agrícolas. O mesmo acontece nas zonas do Rochão e do Ribeiro Serrão onde o saneamento básico ainda é uma miragem bem distante”, afirma a CDU. Esta força política considera urgente que o executivo camarário faça um levantamento urgente de todos os problemas em cada um dos sítios, zonas, localidades, estradas, ruas e habitações que não possuem ligação à rede pública de saneamento básico e propõe que, em articulação com o Governo Regional, “seja garantido às populações do concelho de Santa Cruz o direito fundamental ao saneamento básico para todos e a inadiável construção de mais ETAR´s, de modo a dar resposta ao crescimento da população neste concelho”.