AJEMed Madeira promove “Hospital dos Pequeninos” em novos moldes

A Associação Juvenil de Medicina da Madeira (AJEMed) tem organizado, desde 2017, o “Hospital dos Pequeninos – AJEMed Madeira”, iniciativa que teve de ser redefinida devido às restrições impostas pela pandemia actual de Covid-19. Tudo para que as crianças possam usufruir de uma experiência igualmente única e, acima de tudo, em segurança.

Assim sendo, o Hospital dos Pequeninos – Em Casa”, contará com duas vertentes: uma “Consulta Modelo” em que as crianças serão responsáveis por “tratar” os seus brinquedos – os doentes – com a ajuda de vídeos interactivos realizados por estudantes da área da saúde, baseados nas consultas dos Cuidados Primários de Saúde e do Serviço de Urgência, com o auxílio ainda de kits criados para o efeito, compostos por material médico ‘de brincar’.

Estes kits “médicos” serão obtidos após uma inscrição por um familiar responsável pela(s) criança(s) ou por um responsável de um campo de férias/escola, limitados ao stock existente. De qualquer forma, se esgotados será dada uma lista com o conteúdo dos kits, caso pretendam adquiri-los e deste modo manter toda a essência da actividade.

A segunda vertente é um “Tele-Hospital”, cujo intuito é dar a conhecer a um maior número de crianças as actividades (triagem, bloco operatório, consulta geral…) que ocorrem num Hospital, a ser transmitido através da RTP Madeira, em horário nobre.

Na edição deste ano, a este projeto do Hospital dos Pequeninos estará aliada uma vertente solidária que, numa parceria com o SESARAM, terá como objectivo principal a pintura ou renovação duma ala pediátrica: para esse mesmo efeito, por cada criança inscrita no Hospital dos Pequeninos, será revertido 1€ – do próprio orçamento da AJEMed Madeira – a essa causa, que fará a diferença na vida de muitas crianças que passarão por esses corredores.

No ano passado, a AJEMed contou com a presença de 850 crianças e cerca de 160 estudantes voluntários no Hospital dos Pequeninos. Hoje é o último dia para as inscrições para os voluntários estudantes, mas as das crianças prosseguem até 25 de Agosto.