A caminho das Autárquicas de 2021 (Boaventura)

Boaventura é uma freguesia do concelho de São Vicente, com 26,20 km² de área e 1.221 habitantes (Censos 2011). Tem costa no Oceano Atlântico, a norte, fazendo fronteira com as freguesias de Ponta Delgada (no concelho de São Vicente), a Oeste, do Arco de São Jorge (no município de Santana, ligada pelo Túnel Duarte Pacheco), e com a sede do concelho, São Vicente.

É uma freguesia essencialmente rural, composta na sua maior parte por terrenos agrícolas. À medida que se avança para Sul, a freguesia torna-se mais montanhosa, sendo particularmente íngreme na fronteira com a freguesia do Curral das Freiras (Município de Câmara de Lobos).

Conhecida mais recentemente pelo trail e pela Feira das Sopas do Campo, Boaventura é também uma das freguesias da costa norte onde o solares foram comuns, alguns deles transformados em unidades hoteleiras. O enoturismo também ganhou alguma dimensão.

Lino Joaquim dos Santos Camacho lidera a Junta de Boaventura desde 2013 pelo movimento “Unidos por São Vicente”.

Politicamente falando, na freguesia de Boaventura, o CDS foi o primeiro partido a ganhar a Junta no pós-25 de abril.
Na altura, 348 dos 745 votantes preferiram o CDS aos 311 votantes no PPD-PSD.

Foi a única vitória eleitoral do CDS nesta freguesia nortenha pois os escrutínios autárquicos seguintes deram sempre vitórias ao PSD …até 2013.

Até esta última data, o PSD sempre teve maiorias absolutas, à exceção de 1993 onde a percentagem de votos no PSD ficou abaixo dos 50%.

O PS nunca ganhou e obteve aqui o seu melhor resultado eleitoral a 9 de outubro de 2005 (era então candidato por São Vicente João Carlos Gouveia).

Depois, em 2013, entrou em cena uma nova realidade política. A coligação “Unidos por São Vicente” venceu Boaventura por maioria absoluta (62,5%) relegando o PSD para o pior desaire eleitoral da história democrática da freguesia (31,8%).

Nas últimas Autárquicas de 2017, a vitória do “Unidos por São Vicente” foi ainda mais expressiva, venceu por 80,32% (559 votos). O PS obteve 10,78% (75 votos), a CDU 2,73% e o PTP 2,3%.

O presidente da Junta eleito pelos independentes do “Unidos” é Lino Joaquim dos Santos Camacho, que vai no seu segundo mandato.

Na Boaventura, PS e CDS testaram uma coligação por duas vezes mas em ambas (1989 e 2001) não foram além dos 30% de preferências do eleitorado.