Câmara de Sta. Cruz culpa Governo por 40 crianças do Caniço sem lugar no pré-escolar

A vereadora Élia Ascensão, da Câmara Municipal de Santa Cruz, é a signatária de um ofício hoje enviado à Secretaria Regional da Educação na qual afirma ter tomado conhecimento, através de vários munícipes, de que existem já cerca de 40 crianças que não têm lugar no pré-escolar nas escolas do concelho, nomeadamente na freguesia do Caniço, “em virtude da redução do número de alunos por sala decorrente das medidas de prevenção da COVID-19, decretadas pela Secretaria da Educação em consonância com as orientações da autoridade de saúde”.

A autarquia santacruzense diz entender a necessidade de reduzir o número de alunos por sala de aula, quando em causa está uma questão de saúde pública, mas já não compreender que a Secretaria da Educação “tenha como única resposta aos pais o direccionamento das crianças para o privado. Isto numa altura em que muitas famílias perderam rendimento ou estão em situação de lay-off”.

A vereadora manifesta indignação, “pelo facto de os pais nos terem veiculado que a Secretaria da Educação, através da Delegação Escolar, está a informar os encarregados de educação de que até poderiam resolver o problema no concelho se a Câmara Municipal arranjasse um espaço”.

A Câmara Municipal de Santa Cruz sublinha que o parque escolar é da responsabilidade do Governo Regional, através da Secretaria da Educação. “Além de que, para que uma situação destas fosse possível, a autarquia tinha de ter ao seu dispor espaços com todas as condições de salubridade e segurança para acolher crianças, o que efectivamente não existe”, assevera.

A autarquia diz-se ainda particularmente indignada por “ter conhecimento deste assunto em segunda mão, dado que a Secretaria que V. Exa. tutela, apesar de estar a ‘empurrar’ para a autarquia a solução de um problema que cabe ao Governo resolver,  não se dignou em contactar a Câmara para dar conta do que está a acontecer”.