Viajantes para a Madeira poderão agora realizar teste à Covid-19 em Coimbra

O secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, anunciou hoje na conferência semanal do IASAÚDE, com a vice-presidente deste Instituto, Bruna Gouveia, que foi estabelecido um acordo com mais um laboratório no continente, para que quem esteja interessado em viajar para a Madeira possa fazer o teste à Covid-19 antes de para cá vir. Trata-se do laboratório de análises da Universidade de Coimbra, e a medida é principalmente dirigida aos estudantes madeirenses que ali estudam, e que queiram viajar para a Madeira.

A partir de segunda-feira, disse Pedro Ramos, já será possível ali fazer análises. “Temos em atenção os nossos estudantes, porque fizemos um estudo e só nos últimos cinco anos, só no Ensino Público, temos 1847 alunos na área de Lisboa, cerca de 505 em Coimbra, e cerca de 687 na área do Porto”. O agendamento dos testes em Coimbra, informou o governante, pode ser realizado de segunda a sexta-feira, das 9 às 20 horas, e sábado e domingo, das 14 às 20 horas. No caso da região de Coimbra, a colheita pode ser realizada num centro de saúde, ou na própria Universidade de Coimbra.

O laboratório de análises clínicas de Coimbra tem uma capacidade diária para 450 testes, adiantou.

Quanto à área do Porto, disse o governante, “estamos em vias de finalizar também a possibilidade de termos um laboratório (…) Penso que até segunda-feira, isso será concretizado”, disse o governante.

O responsável máximo pela Saúde na Região disse hoje que a situação nacional referente à Covid-19 não é de molde a criar muitas seguranças, podendo estender-se à Madeira a pandemia que tem registado numerosos surtos em território nacional. Por isso, apelou aos jovens, para que evitem aglomerações como as recentemente verificadas no sul do país, e para que usem máscara, higienizem as mãos e mantenham o distanciamento social quando frequentarem estabelecimentos de diversão nocturna. A abertura dos mesmos até as 2 h da manhã foi considerada pelo secretário regional da Saúde como um bom compromisso entre o desconfinamento necessário para a economia regional, e a necessidade de manter determinados cuidados de segurança e precaução.

Por outro lado, apelou aos cidadãos mais idosos para que compreendam e aceitem as medidas restritivas a que foram sujeitos nos lares da RAM, onde se está a recomeçar “com prudência” uma certa abertura às visitas e ao exterior.

Referindo-se à estratégia do Governo Regional de testar à chegada os viajantes, Pedro Ramos deu ainda conta de que desde 1 de Julho a RAM já recebeu 76 voos para um total de quase 8 mil passageiros, dos quais 4173 realizaram teste à Covid-19 nas instalações aeroportuárias da Madeira e Porto Santo, numa operação que em média tem levado cerca de 35 minutos. Nos aeroportos da RAM estão colocados cerca de 40 funcionários, para estas operações.