ALRAM recebe amanhã uma exposição encenada com tertúlia

A Assembleia Legislativa da Madeira promove amanhã, quinta-feira, dia 09 de Julho, pelas 16 horas, uma exposição encenada seguida de tertúlia, a concretização do projecto artístico “Revoltas e Motins na História da Madeira e do Porto Santo”, que se realizará no Salão Nobre. Da autoria de Margarida Jardim, trata-se de uma narrativa que nasce do encontro entre a História, as artes plásticas e o teatro, contemplando uma exposição dramatizada e um momento de tertúlia protagonizado por Alberto João Jardim, Guilherme Silva, Marcelino de Castro e Emanuel Janes.

“Revoltas e Motins na História da Madeira e Porto Santo” é o tema de um Projecto artístico de Margarida Jardim, integrado no Programa das Comemorações do 6º Centenário do Descobrimento do Porto Santo e da Madeira, informa-se.

O projecto congrega Pintura, Teatro e Tertúlias e percorreu até ao presente quatro sedes de concelho: São Vicente, a 7 de Junho; Funchal, a 12 de Julho; Porto Santo, a 25 de Outubro; e Ribeira Brava, a 27 de Novembro.

A ideia foi aproveitar as Comemorações dos 600 Anos para, “de certo modo, resgatar a nossa memória como Povo, revisitando a nossa História”.

“Representadas plasticamente”, diz um comunicado, são abordadas várias convulsões político-sociais de cariz popular, nomeadamente o Motim dos Profetas – 1533; a Fortaleza e os Castelhanos na Madeira – Finais Séc. XVI até meados Séc. XVII; a Revolta da Pedrada – 1868; os Motins da Parreca (Paróquias) – 1887; o Motim da Cólera (Cholera Morbus) – 1894; a Revolta da Farinha – 1931; a Revolta da Madeira – 1931; e a Revolta do Leite – 1936.

As representações teatrais “dramatizam poética e retoricamente o que está na génese de cada uma das obras plásticas, com dramaturgia, encenação e representação de Eduardo Luíz – actor e encenador, e Filipe Luz – actor e Professor das Artes do Espectáculo”.