Socialistas querem plano de investimento para alavancar economia regional

Os deputados do PS-Madeira defenderam sábado no Funchal a necessidade de a Região desenvolver um plano de investimento público capaz de alavancar a economia durante a crise provocada pelo Covid-19. Paulo Cafôfo referiu indicadores económicos da Região, que apresentam uma constante subida no número de empresas que se encontram em regime de lay-off. Na RAM, disse, são mais de 3.330 empresas, num universo de mais de 43 mil trabalhadores, números preocupantes também pela evolução do número de trabalhadores no desemprego, valor esse que tenderá a a aumentar. 

O PS-Madeira está preocupado com a situação económica da  Região, mas aponta ainda: “Numa altura em que sabemos que teremos o orçamento suplementar, de onde virão verbas extraordinárias, seja por via da autorização do financiamento já dado pelo Governo da República, seja mesmo de verbas vindas da União Europeia, é importante que saibamos onde aplicar esse dinheiro, e que saibamos também que o investimento público será fundamental para alavancar toda a economia”. 

O PS preconiza, então, um programa definidor das áreas onde esse investimento público deverá acontecer e uma estratégia de políticas públicas para criar novas oportunidades.

Paulo Cafôfo considerou que “não pode acontecer como a obra do novo hospital, um investimento estruturante, que tem sofrido atrasos atrás de atrasos. E que apesar de estar inscrita no orçamento não vai para o terreno este ano”, exemplificou.

Precisamos de novos mecanismos de apoio às empresas, a fundo perdido, mas direccionado para determinadas áreas onde se possa dar um ‘salto’ qualitativo naquilo que é o paradigma de desenvolvimento da Região”, defendeu. Nomeadamente em empresas que “possam inovar em termos tecnológicos, dando o tal ‘salto’, na economia digital” e que “tenham na sustentabilidade ambiental e energética o seu foco e a sua reorganização”.