JPP preocupado com número de alunos nas turmas em situação de pandemia

O partido JPP veio hoje manifestar preocupação relativamente ao início do próximo ano lectivo, tendo em conta a situação actual. Admite que neste momento não se pode dizer com toda a certeza como se procederá a abertura do ano lectivo, mas esclarece não poder concordar com o modo como estão a ser formadas as turmas.

Paulo Alves, do “Juntos pelo Povo”, refere ter conhecimento de que existem escolas às quais foi comunicado que constituíssem turmas com 22 alunos no mínimo e que poderão ir até aos 26. Ora, numa fase de pandemia, em que se pede para que não haja ajuntamentos e se exige a distância social, e numa situação de aulas presenciais, como é possível fazê-lo dentro de uma sala de aula com este número de alunos, questiona.

“Mais grave ainda, são turmas no secundário que já estão formadas com 30 alunos! Como irão circular nos corredores mais de 200 alunos quando estes se dirigirem para as suas salas? Estas são verdadeiras preocupações para os pais, alunos, professores e funcionários, e que merecem o devido esclarecimento por parte da tutela”.

O JPP solicita, portanto, à Secretaria Regional de Educação que, em cumprimento com as directrizes da DGS e do IASAÚDE, tome as devidas providências para que não existam turmas com estes números de alunos ou então que esclareça relativamente ao plano que tem para a abertura e funcionamento das aulas no próximo ano lectivo, com turmas com estes números de alunos.

O JPP defende a redução do número de alunos por turma para um maior sucesso do processo ensino e aprendizagem e consequentemente um trabalho mais produtivo no contexto escolar e educativo. Essa redução faz muito mais sentido agora, num momento em que vivemos uma situação de pandemia devido ao COVID-19.